segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O teorema Katherine - John Green

O Teorema Katherine

Oi pessoal! As férias acabando e os livros para ler também. Já estou triste por saber que vou passar os próximos meses longe dos meus livros e das minhas postagens. Sinto muita falta de ler os comentários de vocês. Então vamos para a minha penúltima indicação de férias.
Colin Singleton pode ser definido como uma garoto prodígio em fim de carreira. Prodígio e não gênio como ele bem explica a diferença. Tudo que ele quer na vida é fazer algo para ficar na história, ser um marco, uma eterna lembrança para todos, mas tudo que ele consegue fazer parece insignificante e não chega nem perto do seus objetivos. Para piorar ainda mais a situação, Colin termina mais um relacionamento. Na verdade, a Katherine XIX termina o namoro, então pode-se dizer que Colin está arrasado. Tudo que ele quer é sofrer por amor sozinho no seu quarto, mas Hassan, seu melhor amigo, não quer saber disso e convence Colin a embarcar numa viagem de carro sem rumo certo. Apena dirigindo dia e noite na estrada para esquecer a vida e a tristeza. No começo Colin fica meio relutante, mas acaba aceitando e os dois amigos embarcam nessa viagem. Até que muitos km depois avistam uma placa dizendo "Túmulo do Arquiduque Francisco Ferdinando" e claro que como bom nerd Colin quer conhecer o túmulo. 
Quando eles chegam ao chamado Reino de Gutshot, conhecem logo uma garota chamada Lindsey, que de início é uma espécia de guia turística. O que antes era apenas uma visita histórica transformasse numa proposta de emprego. Como assim? A mãe de Lindsey conhece os garotos e contrata-os para trabalha na cidade, oferecendo ainda casa e comida de qualidade. Os garotos que antes pretendiam passar as férias de verão viajando acabam passando as férias de verão trabalhando e fazendo novas amizades. Tudo é novo e divertido. Até mesmo o trabalho de entrevistar todas as pessoas do povoado tem seus dias bons. 
Paralelamente ao trabalho, Colin gasta boa parte do seu tempo tentando desenvolver um teorema - teorema de Katherine - que mostre o quanto os relacionamentos irão durar. São inúmeras variáveis e contas, que somente com a ajuda de Lindsey ele consegue finalizar. Isso tudo é para evitar que ele sofra com mais uma Katherine, pois no final todas terminam com ele. Foram 19 foras que ele levou e por todos ele sofreu de amor a seu modo. 
Inicialmente o teorema parece estar funcionando, até que uma garota não-katherine aparece em sua vida. Será que o teorema funciona mesmo?
Um livro divertido, engraçado e super leve. Colin é uma personagem incrível, assim como todos os outros. É aquele típico livro que você se diverte lendo, sentindo-se parte da narração. Engraçado nos momentos certos e de forma super natural. Um tipo de livro leve e que agrada a todos. Realmente super indicado. Quem já leu o que achou? Espero que gostem.
Nota: 10 de 10
Beijos!

6 comentários:

  1. Li o livro em um dia, achei a leitura boa. É fácil compreender as palavras, e as notas de rodapé são mais pensamentos do Colin do que notas.
    Confesso que no começo, o livro não me prendeu, talvez por eu odiar matemática e Colin usá-la para fazer seu teorema.
    Mas eu continuei a ler, e aí com a entrada de Linds e Hollis, fiquei curiosa para saber sobre essas personagens. E foi a melhor coisa que eu fiz, continuar a ler.
    Lindsey tem um pouco de toda menina, querer ser popular e namorar o cara mais descolado do colégio. E mesmo assim sentir que não é nada.
    O final me surpreendeu bastante. Não vejo como o livro poderia acabar da melhor forma, pois ele faz exatamente o que Colin nunca havia percebido na sua jornada de fazer o teorema dar certo. O futuro não nos pertence, e o final do livro fez com que desse pra entender essa relação com o teorema do Colin.
    Nota 8 de 10 pelo começo e pela matemática, que não entendi bulhufas.

    ResponderExcluir
  2. No começo não achei um livro muito facil de ler, mas depois fui pegando intimidade com a historia e nao conseguia mais parar de ler. Achei uma historia extraordinária e totalmente diferente das que eu ja tinha lido. Fiquei ainda mais "alegre" com o livro, quando a Lindsey apareceu. Poxa, eu torcia muito pra ela ser a primeira Lindsey do Colin. E no final (que eu amei amei amei) eu ficava pensando "Minha nossa, como o John conseguiu pensar em tanta matematica desse jeito e ainda assim conseguiu fazer um livro tao bom?!" e confesso: depois da explicaçao do Teorema, eu tentei aplicar ele a minha vida amorosa. Mas foi muita matematica pra uma pessoa só.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito boa a sua resenha de O Teorema Katherine. O que falar desse livro que mexeu com minha cabeça desde quando vi uma frase no facebook. Estava sem "financiamento" para livros, então entrei em um amigo secreto e falei, comentei e postei várias coisas a respeito do livro, até conseguir ganhar da minha amiga secreta.
    Logo no inicio do livro, já fiquei bastante empolgada porque gosto bastante de matemática e estava curiosa para saber se o teorema daria certo. Com a entrada da Lindsey e Hollis fiquei mais presa ainda e consegui terminar o livro em dois dias (mesmo estando em tempo de provas e seminários na facul).
    Uma leitura maravilhosa e bastante empolgante. Nota 10 de 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu aplicar a fórmula pra vc? Tbm gosto muito de matemática, mas achei que o apêndice podia ser mais bem explicado....

      Excluir
  4. Oi Flor! A SUA resenha ficou linda! Eu já ia ler, sou fã do John! Mas vc me fez antecipar a leitura!
    Parabéns!
    Beijos!
    Ps: Nova Resenha: Amante Finalmente - Irmandade da Adaga Negra, Livro 11 - J. R. Ward
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/resenha-amante-finalmente-irmandade-da.html

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei a sua resenha e também achei o livro uma leitura leve e engraçada até, super diferente da escrita do John em a culpa é das estrelas e isso eu achei bem legal, pois não cria aquele mesmo estilo de escrita.
    Adorei seu blog
    beijokas.
    Letters in Wind

    ResponderExcluir