quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Turistando em Jõao Pessoa/PB #1

Oi pessoa! Tudo bom?
Hoje vou começar um quadro novo aqui no blog que será chamado de "Turistando em...". Como o próprio nome já diz serão dicas de turismo dadas diretamente por mim de acordo com as minhas experiências em determinados locais. Vou indicar bons locais de passeio e o que achei de cada um deles. Não tenho como ter conhecido as cidades inteiras em poucos dias de passeios, então o que eu indicar não quer dizer que é o melhor, quer dizer apenas que fui e gostei.

Vamos começar com João Pessoa.
Capital da Paraíba.
8º cidade mais populosa do Nordeste Brasileiro.
Eleita a 2º capital mais verde do mundo.
Onde o sol nasce primeiro, por ter o ponto mais oriental das Américas.
3º capital de estado mais antiga do Brasil.

Se tem um coisa que eu e todo mundo pensa quando conheci JP é "que cidade boa de se viver" porque realmente isso ainda é verdade. É uma capital, grande, mas com a tranquilidade interiorana. Cidade calma, bastante arborizada, pouco trânsito, isso tudo comparando com minha caótica cidade (Fortaleza).

  Ponta do seixas, o ponto mais oriental das Américas. Uma paisagem linda. Incrível. É uma parada obrigatória para todos os visitantes. Acredito que seja o principal atrativo turístico da cidade. Juntamente tem o Farol Cabo Branco, que sinaliza o local.
(Farol Cabo Branco)

No mesmo local ainda é possível conhecer o Memorial Paulo Miranda (poeta), onde você paga uma taxa de 3 reais e conhece algumas obras. 

 Próximo ao pontal do seixas, podemos conhecer a Estação ciência, onde tem diversas exposições de arte e cultura, e também do topo se tem uma bela vista do Pontal. Fica fechada para visitação na segunda-feira.

Agora vamos para o Centro Histórico da cidade que é simplesmente belíssimo. É composto, principalmente, por Igrejas e Mosteiros, que datam desde o século XVI. São várias igrejas que podem ser percorridas a pé. Tendo até mesmo nas ruas placas de sinalização para visitantes a pé. É bem interessante. É só ir seguindo as placas ou usando o bom GPS. O Centro histórico é bastante rico de informações, pois por ser uma das cidades mais antigas do Brasil tem muito o que contar. É uma boa aula de história para quem gosta do assunto, eu particularmente adoro. Alguns locais que você não pode perder são: Mosteiro de São Bento, Catedral, Igreja de Glória (possui até um túmulo perto do altar), Casa Marsonina, Casa da pólvora e a mais linda de todos é a Igreja de São Francisco.
(Igreja da Glória)

Igreja de São Francisco.
 Para mim foi a melhor visita de todas. Você paga uma taxa de 2 reais e faz uma visita com guia pelos aposentos de toda a Igreja. São muitas as salas e o guia vai explicando a história de cada uma delas, desde a construção, restauração, pintura, costumes, tudo. É bem impressionante. Não deixem de visitar. De lá é possível ver o rio Sanhauá. 
(azulejos portugueses cotando a história de José do Egito)

(teto de uma das capelas)

E para finalizar minha visita vamos a Beira Mar de Tambaú que também é muito bonita. Vale a pena dar uma passada durante o dia para ver aquele mar tão belo. Lá também tem uma Feira de Artesanato bem variada de todo tipo de produto. Uma boa dica para quem quer levar algo regional de lembrança para casa e presentear os amigos.
(Beira Mar de Tambaú)

Na parte de comida, o único local que fui e adorei foi a Pizzaria Paulista, se puderem vão. A pizza lá é muito boa. Não estou ganhando nada com isso galera, o dono do restaurante nem deve sonhar que estou divulgando isso.Existem diversos outros passeios que infelizmente eu não tive a chance de fazer, pois foi uma viagem muito rápida, mas aqui vão eles para caso alguém tiver interesse, que são Jardim Botânico, Fortaleza de Santa Catarina, Passeio de Picãozinho.

A maioria das fotos foram tiradas por mim, pois achei que seria mais interessante do que colocar aquelas fotos que todo mundo conhece do Google, ficava algo mais real. Espero que tenham gostado e quem souber de algum outro lugar legal para conhecer pode comentar aqui porque quem sabe uma dia eu volte e tenha chance de passear em novos locais.
Até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário