quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A esperança - Suzanne Collins

  

Oi pessoal!!! Tudo bom?? 
Dessa vez me superei no sumiço não foi?! Infelizmente durante todo esse semestre não tive a menor condição de fazer nenhuma postagem, até porque não tive como ler nenhum livro durante as aulas. Foi tudo muito puxado, mas o importante é que as férias estão ai e eu estou de volta.
Comecei as férias com o pé direito e o primeiro livro que escolhi para voltar a ativa foi "A esperança", pois assim que vi o filme "Em chamas" lembrei o quanto gosto da trilogia e precisava logo saber como tudo terminava.
Bom, não vou negar que me decepcionei bastante com o este 3º livro, bastante mesmo. O livro se passa no pós-jogos vorazes.  Conta como o Distrito 12 foi completamente destruído e que apenas uma pequena parcela dos seus habitantes conseguiram fugir. Conta principalmente como é a vida no Distrito 13, onde todos os fugitivos e inimigos da capital foram aceitos. É uma vida bem diferente dos outros distritos, onde tudo é vigiado, controlado e se aplica um rígido regime de regras e limitações, mas que foi graças a isso que eles conseguiram sobreviver independentes dos outros distritos durante todos os anos.
São tempos de revolução, tempos de guerra. O distrito 13 começa a luta dominando distrito a distrito na tentativa de formar um enorme exercito para lutar contra a capital. A imagem de Katniss é fundamental nessa batalha, mas inicialmente ela não está muito afim de cooperar, de ser o tordo da revolução. São tempos de crise. Peeta está preso na capital e isso é um fator bastante relevante para Katniss.
Em certo momento, Katniss entra em campo de batalha juntamente com Gale e outros vencedores sobreviventes acolhidos. É quando a realidade torna-se cada vez mais triste, pois nem todos conseguem sobreviver e tudo passa  ser questão de sobrevivência, ou seja, é matar ou morrer. Realidade essa que choca bastante a Katniss e seus princípios, mas que vai tornando-se cada vez mais natural.
A narrativa do livro é bastante cansativa e bem mais descritiva do que os outros, sabe quando você não tem mais o que falar e precisa começar a inventar. Não se parece nem um pouco com os outros livros em que era algo rápido, alucinante e você sempre queria ler mais e mais. Esse não. Tudo que eu queria era quer terminasse logo porque estava muito massante. Ao todo a história me surpreendeu, pois eu não esperava as mortes que ocorreram nem o desenrolar final que me agradou. Claro que quem leu os dois primeiros livros precisa ler este 3º, então sim, eu indico. Porém nem de longe foi o melhor da trilogia. Eu soube que serão feitos 2 filmes, ou seja vão dividir a história do livro. Infelizmente, pois o livro inteiro mal tem história para um filme quem dirá dois, mas espero que consigam fazer um bom trabalho e não afundam ainda mais a trilogia.
Quem já leu o que achou? 
Nota: 8 de 10
Beijos!!
Feliz 2014!!!

10 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha parabéns...
    Na minha opinião este foi o pior livro da trilogoia (nota 6 de 10), pois o fluxo da história é bem diferente dos outros 2 livros, A esperança é muito semelhante a um manual de guerra, isto eu considero um ponto positivo por mostrar o lado realista da guerra ( a ausência da finais felizes) mas o desenvolver da história foi muito mal feito e confuso, com um final muito fraco.... acho q ela poderia ter desenvolvido mais o final desta trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha!
    Bom, eu comecei a ler o livro do mesmo jeito que você, depois de ver Em Chamas e lembrar de como Jogos Vorazes é bom.
    Eu achei o livro bom, mas meio confuso. Ele mostra outra personalidade de alguns personagens, como a Katniss que está mais confusa e o Gale que as vezes parece mais frio do que ele aparentava. O livro pra mim é bom, pelo motivo de sem final feliz, como você disse na resenha e a reviravolta do estado do mocinho, que seria o Peeta.
    Acho que seria nota 8 de 10 então, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha...
    Adorei o livro,muitas pessoas criticaram e blá blá,mas eu achei muito legal fiquei chateada com aquele lance que aconteceu com o Peeta mas beleza.Enfim,eu gostei muito e recomendo pra quem não leu,os três livros são maravilhosos. Minha nota é 10

    ResponderExcluir
  4. a Esperança também me decepcionou,esperava que,por ser o ultimo livro de uma distopia de romance,houvesse muitos acontecimentos negativos a respeito do relacionamento Katniss e Peeta...
    Okay,o livro começa com ele la na Capitol sendo influenciado,caso assim posso dizer,pelo governo fazendo-o acreditar que a Kat na verdade é horrivel,um bestante que precisa ser morto...ao ler até a parte e que ele tenta enforca-la o livro estava indo bem como eu esperava,mas as coisas começam a dar certo,ele recupera o "bom senso" e todos viveram felizes para sempre, ou pelo menos o quanto feliz um ex-tributo poderia estar psicologicamente...eu realmente esperava que um dos dois morresse... a Katniss poderia ter conseguido se suicidar no final,ou o governo ter matado o Peeta...
    Além de tudo muitas cenas foram confusas, o livro, mesmo tendo de vez em quando cenas de ação, em sua maioria é monótono...
    O Final pra mim foi decepcionante pra uma trilogia que me encantou tanto no inicio.
    gostei bastante do teu blog!
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sim,eu achei o final feliz demais pra essa história que deveria ter um final trágico. Hum...Acho que minha nota é 6,5 (10) a Guerra é bem retratada,mesmo não sendo muitas,o livro tem estratégias o que é essencial,e eu ri nesse livro, o que é meio dificil,principalmente quando o livro está me decepcionando

      Excluir
  5. Oii, aqui é a negrinha, do Skoob, O livro me fez perceber que devemos lutar para conseguirmos o que queremos, o final eu amei.. fiquei superfeliz quando descobri que Peeta e Katniss se casaram e que tiverem um casal de filhos... eu so quero ver o filme, porém será dividido em 2 partes, a parte 1 o filme estréia em novembro, não sei que dia, e a parte 2 tbm so que em 2015... O filme em Chamas superou minhas expectativas.... estou louca para ver o filme A Esperança PT 1.

    ResponderExcluir
  6. oi como prometido vim deixar meu comentário sobre o livro, primeiro parabéns pelo blog ;)
    Olha terminei em chamas basicamente em chamas ... sedenta pela continuação, e esperança no inicio foi mostrando que iria ser incrível, mas foi desandando, na minha opinião deveria ter mais interação humana do que tantos detalhes da guerra, ficou muito oco a relação dela com o peeta, ela em nenhum momento ficou muito do lado dele e a escritora deveria ter explorado mais esse lado da trama para mim foi isso que realmente deixou a desejar, creio que no filme eles vão suprir essa falta, pois deixou um rombo enorme na historia FALTOU ROMANCE NO FINAL aquelas ultimas paginas deles com os filhos me deixou querendo uma historia só deles e da relação deles que para mim foi o que mais me encantou na trilogia, mas fora isso o final foi incrível e inesperado, adorei a atitude dela chorei pelo finnick, e pela prim.... espero q eles modifiquem um pouco o filme para que possamos ter dois finais para uma trilogia tao incrível
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá, como havia dito vim deixar a minha avaliação sobre o livro. E você tirou as palavras da minha "boca", fui sedenta para ler, já que afinal Em Chamas, deixou creio que não só a mim, mas todos os leitores com aquele "fogo interior" para saber a continuação, como terminaria toda aquela história... Me decepcionei quanto a isso, pois basicamente o livro todo foi meio sem aquela ação que os outros dois livros nos proporcionaram, mas também ao todo foi muito realista na questão de mostrar que uma guerra nunca termina com um final feliz para todos. O final me emocionou, o casal de filhos me deixou com um ar de curiosidade em saber como seria toda a história depois disso... Espero que façam algo bem feito com o filme... Nota 8 de 10

    ResponderExcluir
  8. Olá , vim deixar minha opinião sobre o livro .
    Assim que acabei de ler Em Chamas fui correndo para ler A esperança e esperava o livro cheio de ações assim como foi o primeiro e o segundo,o livro em si é perfeito tem uma história muita boa, mas eu confesso que esperava mais . A Suzanne querendo dar um final realmente instigante para a trilogia deixou um pouco a desejar . Teve algumas coisas que não fizeram sentido como a morte de algumas pessoas, acho que poderia ter sido evitada e mesmo assim ter um final surpreendente, mas o livro é ótimo, perfeito, e o final me emocionou bastante , espero que o filme seja realmente bom seguindo os critérios do livro . Pra quem não leu super recomendo ! *-* Dou 9 .

    ResponderExcluir
  9. Oi! A pedido da autora do texto, vim deixar minha opinião.
    Comecei a ler o livro há 2 anos, depois de concluir o Em Chamas. Depois do final emocionante e misterioso do livro de Em Chamas, imaginei um começo do último livro da trilogia à altura. Decepção completa. O início do livro é extremamente maçante e cansativo. A forma de narração do ponto de vista de Katniss é algo absurdamente horrível até metade do livro. Quando comecei a ler pela 1ª vez, desisti. Perdi completamente o interesse no livro, passei a desgostar da saga. Depois de muito tempo e muitos spoilers, resolvi reler. Quase desisti novamente. É realmente muito ruim. Concordo com tudo o que a autora do texto disse e ainda acrescento que o livro passa a agradar 90% dos leitores quando Peeta é resgatado e eles vão lutar na Capital. Essa moda de dividir o último filme da saga para lucrar já pegou. Harry Potter, Crepúsculo e agora Jogos Vorazes. Diferente dos dois primeiros citados, Jogos Vorazes não tem conteúdo suficiente na primeira parte do livro para atrair a quantidade de público desejada. Se não bem dirigido, será um fiasco; pois, grande parte do público só está interessado no filme, e, apesar de fazer parte do livro, o "Parte 1" seria praticamente ignorado. Ainda sim, para aqueles que leram os dois outros livros da saga, recomendo a leitura do terceiro. Afinal, todos querem saber o fim, não é?!
    Minha nota é 8.
    Beijos *o*

    ResponderExcluir