domingo, 3 de abril de 2011

O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë


Oi gente! Tudo bom?
Hoje vim fala para vocês de um livro clássico da literatura,mas que realmente não achava que ia gostar tanto quanto gostei.
Sinceramente estou achando um bocado difícil falar/resenhar sobre ele,mas vou tentar para vocês.
O livro conta a história de um homen, que voltando de uma viagem, traz para casa uma criança cigana que estava perdida. O menino adotado, Heathcliff, passa progressivamente a se aproximar cada vez mais de Catharina Earnsham, sua nova irmã, mas é completamente rejeitado por ser novo irmão,Hindley.
Certo dia,por causa de um acidente,nas proximidades da casa de seus vizinhos, Catharina é obrigada a ficar na casa deles se recuperando por 2 meses. Lá ela conhece Edgar Linton e sua irmã Isabel Linton.
Anos depois Cathy se casa com Linton, começando assim toda a mágoa e a fome de vingança de Heathcliff, dentre elas: casar-se com Isabel por interesse em seu dinheiro, maltratar seu sobrinho Harreton logo após a morte de seu pai, torturar também seu filho e obriga-lo a casar-se com sua prima Catharina, filha de Cathy Earnshaw, para tomar todas as suas posses, dentre outros acontecimentos.
Toda a narrativa é contada por Helena Dean, que foi babá pelas duas gerações que se apresentam durante a narrativa.É um livro com bastante enrredo, acontecimentos e personagens.
O filme "O morro dos ventos uivantes", de 1992, é bem diferente da obra original, possui apenas a essencia do contexto, existe no máximo uns 20% de semelhança. É literalmente baseado na obra de Emily Brontë.
A obra não é de difícil entendimento e também está sempre com um preço bem acessivel, pois existe a versão de bolso da Martin Claret. Eu realmente recomendo a todos ter o prazer dessa boa leitura.
Espero que gostem.
Nota: 5 de 5
bju!



"Queria ser uma criança novamente, meio selvagem, livre e atrevida, rindo das injúrias em vez de enlouquecer por causa delas!" - Catharina Earnshaw

32 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler, aliás minha mãe já encomendou e deve chegar semana que vem ^^

    Boa resenha, quando eu o tiver lido irei fazer uma resenha lá no SM também e ver se concordo com você xD

    http://semais20.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu juro pra você que pensava que esse livro tinha uma sinopse totalmente diferente da que você destacou. Eu tinha até uma certa resistência porque julgava que ele falava de vampiros ou algo do tipo - e eu não gosto desse tema -, mas, com a sua resenha, acabei de adicionar mais um livro à minha wishlist! Brigadão pela dica, Raissa!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sua linda!!! Achei a coisa mais linda do mundo você colocar o banner no seu blog mesmo já tendo o livro!!! Vontade de apertaaaar você! Hahahaha!!!

    E sobre este livro, deu muita vontade de ler depois da resenha. Eu já queria lê-lo por ser o livro da Bella, né, hahaha.. oh que tristeza, hahaha. E eu já sabia que ele não fala de vampiros.

    Beijinhos, lindeza. E vc ganhou mil pontos comigo com essa história do banner - não por ter feito uma divulgação, mas pelo gesto em sí que achei muito fofo.

    ResponderExcluir
  4. ps: eu te tenho no twitter ou vc tem/usa twitter? Nunca te vejo por lá!

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, li o livro depois de assistir ao filme.
    Okay, o filme nem se compara ao livro,mas ainda assim, curti bastante.
    Tem frases incríveis.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho a primeira edição deste livro. pq minha vo tinha, passou pra minha mae, agora eu tenho !! *-* shauahsa raridade isso aki

    ResponderExcluir
  7. Oi Rá! Adorei a resenha! Tenho a edição mais antiga e a nova lanaçada pela Lua de Papel, mas ainda não li! Quero ver se consigo ler em breve!
    Ah obrigada por aceitar a parceria! Vou colocar o banner no blog já!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Raíssa!!
    Adorei a sua resenha sobre este livro. Ainda não tinha visto esta capa, mas achei muito mais bonita que a da nova edição rs.
    Espero poder ler algum dia!! Vejo muitos comentários positivos a respeito.
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que essa era a história do livro, mas várias pessoas já me falaram que o livro é muito bom. Agora que eu sei a história fiquei com mais vontade de ler. rsrs

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. No começo da resenha achei que era "O morro do ventos uivantes" mesmo, depois é que vi que era uma adaptação hauhauahauha

    Li a versão original e gostei muito, apesar de assumir que não leria de novo. Mas achei uma história de amor diferente =D

    ResponderExcluir
  11. Eu sou completamente apaixona por este livro. Foi lançado um filme em nova versão, onde diria que se aproxima em 70 ou 80% do livro! Se chama Wuthering Heights foi lançado em 2009, se quiser da uma conferida!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Não sabia que o livro era tão bom! Sempre o conheci, mas nunca tive vontade de lê-lo, agora já fiquei curiosa...rsrs!
    ;)
    BJus querida! Boa Semana!

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente pretendo daqui pros meus 70 anos lê-lo. rsrs
    Em resposta ao seu comentário da carta, há sim "um sujeito" por trás do texto, porém distante atualmente estamos, e não veria uma forma melhor de o estarmos.

    (entresurtos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  14. Querida, que música linda é essa? Depois passa-me o nome!
    :O
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Estou lendo esse livro sabe...Quer dizer comecei a ler e depois parei, me esforcei para continuar mas não consegui, pior que fico muito curiosa para terminá-lo mas quando começo a ler não consigo progredir, sei lá.... Vou tentar ler novamente, agora é questão de honra, akoakoakoakoakoak (Boba eu... ;P)

    Beijokas

    ResponderExcluir
  16. assisti a seria e tenho que dizer que não consegui gostar. Cathy é uma tremenda v*d** na minha humilde opinião. Tem uma musica baseada neles, da Kate Bush, que tem o mesmo nome do livro em ingles. Wuthering Heights. É engraçada a versão original e eu viciaei, mas a versão do Angra deve ter a dignidade que falta a Kate esvoaçando por ai...
    bjus Issa!

    ResponderExcluir
  17. Eu amei esse livro
    Tanto que depois de ler corri para assisti ao filme
    E confesso que os personagens principais são bastante irritantes com toda essa maldade
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amore, vou te dar uma dica no skoob, em privado.


    ps: tem resenha nova no Felizvros, de Paixão e liberdade! Vc já deu uma olhadinha?


    beijinhos
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Está na minha lista de "vou ler" faz tempo, mas como ando com a rotina bem acelerada, não dá para fazer tudo o que quero/gosto.
    Mas, sem sombra de dúvidas, deve ser um ótimo livro.

    Beijoss
    ;**

    Deputamadre
    kerlymaciel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Li este livro faz muitos anos e adorei. Achei a história deles linda!!

    Tenho muita vontade de ver as adaptações para o cinema, mas nunca vi.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Não consegui ler esse livro, não gostei UAHSAU mas adorei sua resenha (: E enquanto sua pergunta sobre Jogo de Poder, tem um filme baseado no livro, dai a capa é do poster do filme.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  22. Adoro a história desse livro! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  23. Raissa te indiquei em um Meme la no blog , gostaria muito que vc fizesse!Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu amo esse livro, não é considerado um clássico à toa.

    ResponderExcluir
  25. Raissa tem desafio para você lá lo blog, se gostar participe:

    http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/04/desafio-marcados-blog-amor-imortal.html

    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Ra, deu certo o link que te enviei pelo skoob? :D
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser bem legal ! Quero ler!

    Adorei o Blog, e já estou seguindo !

    Beijos, Nathalia !

    http://ossegredosdoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. ooooi, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, mas eu não tenho vontade nenhuma de ler esse livro :/ Não adianta, algo nele me diz que eu não vou gostar e só vou gastar meu tempo rs. Quem sabe se eu tiver sem nada pra ler um dia né? xD

    Beijos! Seguindo

    ResponderExcluir
  29. Eu ADORO esse livro!

    Acho que ele levanta questões tão profundas...

    Agora preciso ver alguma adaptação, nunca vi nenhuma.

    Parabéns pela escolha do livro.

    Bjs
    Mari
    www.s2ler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Lindo livro. O melhor da literatura clássica, na minha opinião. Consegue barrar a obra de Wilde, O retrato de Dorian Gray, e até Drácula, de Bram Stoker. Catherine é mesmo apaixonante e a loucura de Heathcliff é completamente associável ao morro obscuro onde vivem. Parabéns pela resenha e pelo gosto, Ia. E a versão de 2009 de Wuthering Heights é bem parecida. Acho que a própria Emily Bronthe não teria feito uma versão audiovisual melhor.

    ResponderExcluir
  31. quando ainda adolescente, 14 ou quinze anos, gostava muito de assistir a filmes. Ficava muitas vezes até de madrugada, sempre pegando no sono e minha mãe com a obrigação de desligar a televisão. Em uma destas madrugada, já quase fechando os olhos, assisti ao Morro dos Ventos Uivantes, com Laurence Olivier e Merle Oberon. Na minha cabeça de adolescente, me apaixonei pela atriz. Como no filme, este fantasma me perseguiu por alguns anos, até descobri que além do filme, existia o livro através de uma colega. até quadros eu pintei para vislumbrar a minha adorada. No colégio em que estudava, em uma pequena sala, junto com outros livros ele havia sido doado, sonhei em tê-los. Pedi,tentei comprá-los, implorei, chorei e até pensei em roubá-los, mas nada foi possivel de concretizar tal posse. Grande foi minha surpresa dois anos após terminar o segundo grau, recebê-los como presente desta mesma colega do colégio, amiga que mantenho, como os livros que guardo até hoje, junto com outras várias edições desta obra. No ano passado recebi o dvd desta minha amiga. Por coincidência, estou fazendo aulas de teatro e quando procuramos um texto para fazer uma peça de apresentação para nossa turma, citei o livro e todos se interessaram em conhecê-lo, espero que seja aceito por todos e que façamos a peça desta obra que inspira tantos escritores e romanticos e apaixonados, levando-os ao inimaginável mundo de heathcliff e kathy. Leiam!
    www.fabianoleao2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amo esse livro!!!!! Nenhuma das versões feitas para o cinema é tão interessante quanto o livro, li outro dia que alguém, em algum lugar escreveu uma continuação, agora é um dos meus sonhos de consumo...; )

    ResponderExcluir