segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Os filhos de Anansi - Neil Gaiman

 

Oi pessoal! Tudo bom?
Vamos a mais uma indicação de férias. Quem acompanha o blog sabe que já li outro livro do Neil Gaiman e desde então quero ler outros e outros livros dele. Não é meu autor preferido, nem de longe, mas digamos que gostei bastante do estilo do cara. Os filhos de Anansi foi o segundo livro dele que tive a chance de ler, pois nada como bons amigos para nos emprestar livros. Então vamos lá.
O livro narra a vida e obra história de Fat Charlie. Hoje em dia poderíamos definir como sendo a pessoa que mais sofreu bullying nessa vida, porque foi tipo isso mesmo. Seu pai fazia com que ele passasse todo tipo de vergonha possível na escola, na rua e em todos os lugares que fosse. Sua maior libertação foi ao ir embora e morar do outro lado do atlântico. Na Inglaterra, Fat Charlie leva uma vida normal com sua noiva Rosie. Até que tempos depois eles descobre que seu pai faleceu e é obrigado a voltar para sua casa afim de comparecer ao enterro, mas parece que nem depois de morto seu pai deixa de lhe causar problemas, pois tudo que tinha para dar errado deu. Nessa viagem, Charlie descobre que tem um irmão. Ele fica feliz e ao mesmo tempo chateado por nunca ter sabido dessa informação. 
Quando Charlie volta para Inglaterra, ele aprende o jeito mais estranho do mundo de encontrar seu irmão. É só pedir para uma aranha procurá-lo. E não é que dar certo? Spider, irmão de Charlie, aparece. No começo o cara é legal, divertido, muito estranho, mas ainda sim de um jeito bom. Até que Spider começa a se passar - literalemente - por Fat Charlie e o pior de tudo é que todo mundo acredita. Até mesmo Rosie. É nesse momento que Charlie resolve começar a colocar um ponto final nessa história que já está indo longe demais, pois seu irmão se tornou uma pessoa complemente inconveniente e um peso em sua vida. É nessa hora que Charlie se mete em um mundo totalmente desconhecido na tentativa de conseguir ajuda para seu irmão ir embora.
A história é um misto de realidade e de fantasia, mas que convivem muito bem uma com a outra como se isso tudo fosse completamente natural. É isso que me encanta tanto em Neil Gaiman e em alguns outros livros que seguem a mesma linha de raciocínio. Quem ver assim de fora pode ate achar que a leitura seja difícil, mas não é. Tudo é bastante simples e de fácil entendimento. A história é cheia de tramas, porém não é rebuscada. Espero que gostem. Quem já leu o que achou?
Nota: 8 de 10
Beijos!

4 comentários:

  1. Li esse livro recentemente e gostei muito! É uma leitura leve e engraçada, mas ao mesmo tempo inteligente.
    É o segundo livro que leio do autor, e realmente virei fã do Neil Gaiman.. quero muito ler tudo o que ele já escreveu!!

    ResponderExcluir
  2. Li isso logo quando saiu. Estava ansioso, pois acompanho o autor a muuuuito tempo (desde suas histórias em quadrinhos), e ainda por cima, é um spin-off de "Deuses Americanos", um dos melhores livros que já li e recomendo. Mas com uma ressalva - os demais livros do autor costumam ser mais "sérios" (mas sempre com uma interessante pitada de humor inglês) e mais sombrios e góticos.
    Por esse ser um livro mais humorado foi uma grata surpresa no fim das contas, Boas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Os filhos de Anansi é realmente ótimo, típico do Neil. Engraçado e intrigante. Recomendo ler Deuses Americanos também, tanto faz se antes ou depois, torna a leitura mais completa. E se falando de Neil Gaiman, há muito que se ler nas entrelinhas, as mensagens que ele manda para os leitores são boas.

    ResponderExcluir
  4. Neil Gaiman para mim é um dos melhores autores de ficção/fantasia de todos os tempos. Os filhos de Anansi, é um livro extremamente simples e divertido, e é apenas uma leitura superficial de toda a imersão de Gaiman pelo universo de deuses e mitologias. Recomendo fortemente Deuses americanos e Sandman, é claro.

    ResponderExcluir