domingo, 27 de janeiro de 2013

Lugar nenhum - Neil Gaiman

Lugar Nenhum

Oi gente! Tudo bom?
Tenho que começar avisando que talvez essa seja minha última postagem durante as férias porque minhas aulas irão começar segunda, então quem me acompanha já sabe como o tempo é corrido e eu não consigo ler meus livros. Mas nada de chateação não é verdade? Vamos ao que interessa.

Richard é um cara comum. Trabalha em uma empresa, não faz nada de especial, tem poucos amigos, uma namorada (Jessica) meio chata e pronto. Dia após dia sua vida vai seguindo sem nada de novo e interessante acontecendo. Até que um dia quando ele e Jéssica estão a caminho de um restaurante, eles encontram no meio da rua uma menina toda suja e ensanguentada. Richard não pensa duas vezes: pega a menina nos braços e leva ela para sua casa para poder ajudá-la, pois ela pediu para não chamar a polícia nem uma ambulância.
Não preciso nem dizer que sua vida mudou. Mas mudou mesmo. Um novo mundo surge aos nossos olhos e aos de Richard. O submundo de Londres (eu disse que a história se passa em Londres?). Mais conhecida como Londres de baixo, é uma terra onde vivem os excluídos, o povo do esgoto e pessoas com certas habilidades. Um mistura de vários tipos de pessoas que não são vistas pela população da Londres de cima.
A garota resgatada é Door. Quando Richard ajudou a garota ele passou a fazer parte desse submundo, sendo então como se ele nunca tivesse existido na Londres que ele sempre viveu. A partir desse momento é obrigado a se juntar a Door, ao seu amigo marquês e a uma linda guarda-costas, Hunter, numa missão de Door em buscar de informações sobre a morte de toda a sua família.
Durante todo esse tempo eles passaram por provações, testes de coragem, serão perseguidos e sofreram vários ataques que colocaram suas vida em risco, mas no meio de tudo isso Richard ainda consegue se divertir com tudo de novo que vem aprendendo. E no final ele ainda terá a chance de fazer escolhas que irão melhorar de vez a sua vida, mas quem sabe, nem tudo que melhora é o que a pessoa acha que é melhor para ela.

Esse foi o primeiro livro do Neil Gaiman que eu tive a chance de ler. Sempre gosto de conhecer nossos estilos e novo autores. Eu demorei um pouco para me ambientar na história, mas depois que pega o ritmo você gosta da leitura, pelo menos comigo foi assim. A leitura é fácil e tudo vai desenrolando a seu tempo. É bem diferente do que eu estava acostumada a ler até agora, mas não vou deixar de indicar. Espero um dia poder ler mais obras desse autor, para poder conhecer melhor esse seu estilo. Também achei interessante porque ele tem um certo teor filosófico, não estou falando daquela filosofia chata e sem nexo (pelo menos eu acho), estou falando de algo mais singelo que todo mundo é capaz de perceber. Espero que gostem.
Nota: 8 de 10
beijo!


"De Caracas soprou as unhas e as poliu na lapela da casaca:-Eu sempre considerei a violência o último refúgio dos incompetentes e as ameaças vazias o último abrigo dos ineptos sem salvação."

14 comentários:

  1. Parece interessante.
    Eu nunca li nada do Neil, mas tenho vontade.
    Talvez esse livro seja um bom começo.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um conto de fadas para adultos, os subterrâneos dão aquela sensação de "o mundo é maior que essa história", o desenrolar como sempre é delicioso e muito inteligente.

    Dou nota 10 para o livro.

    Quando der faça um review de "As crônicas do matador do rei".

    ResponderExcluir
  3. Sério, Neil Gaiman é meu autor favorito. Amo ele e suas obras cada ínfimo pedaço do meu ser! Esse não é o mais incrível livro dele, mas é um bom pra se introduzir ao modo Neil Gaiman de contar histórias. Depois leia os livros infantis, são incríveis!!! E os quadrinhos!!! Sandman é <3

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, eu já li esse e comecei Deuses Americanos que também é muito bom, mas a leitura é um pouco mais densa que Lugar Nenhum.

    Uma pequena correção na citação final do post: o nome do personagem é Marquês de Carabás. :)

    ResponderExcluir
  5. Dentre os livros do Neil Gaiman que já li, essa possui a história mais clichê, mas ainda assim, o livro é um exemplo de como usando histórias clichês, pode se fazer histórias boas.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente é um livro nota 10! Como outros livros para adultos dele "American Gods" e "Anansi Boys". Realmente a narrativa dele é bem diferente e é cheio de reviravoltas. Os Personagens são complexos e dicotômicos, são bem humanos mesmo.

    Neil Gaiman é autor também de excelentes livros para crianças (Odd e os Gigantes do Gelo, Coraline, que já virou filme),para jovens (Stardust,que já virou filme, e O livro do Cemitério) e até para bebês(The Dangerous Alphabet e Chu's day) (risos) é um autor que consegue escrever sem ser prolixo e de forma incrivelmente divertida.

    Ele é um dos autores também da HQ SANDMAN que eu fortemente aconselho ler.

    Pra que já estiver PHD em Gaiman pode ler o livro de contos dele (short stories) COISAS FRÁGEIS (1 e 2) que não vai se arrepender.

    Ufa, pra finalizar o livro QUE EU MAIS GOSTEI DELE é claro, em parceria com o meu autor favorito SIR TERRY PRATCHETT, "Belas Maldições" é para adultos e realmente divertido de ler.

    Boa leitura pessoal, aproveitem bem o Neil Gaiman!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raissa! COincidência, no meu blog saiu hj a resenha que fiz desse livro! Haha! Acho que você, por ter lido a primeira história dele, realmente teve sorte de pegar um livro mais 'comum'... Mas que bom que você gostou! Agora que vc já pegou o estilo do escritor, indico "Deuses Americanos"! Um dos meus preferidos!
    Gostei do resumo e da resenha, confesso que o inicio ficou até parecida com a minha haha! Adorei o blog! ;)
    Lígia Colares

    http://way-2happiness.blogspot.com.br/2013/01/resenha-lugar-nenhum-neil-gaiman.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Raissa, adorei a resenha, este também foi o primeiro livro que li do Neil Gaiman e já fiquei fã dele, quero muito ler outras obras do autor.
    Visita o meu blog também e vê o que você acha da minha resenha...

    http://desejoinquieto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá ^^
    Então este foi meu primeiro livro do Neil, pois antes só tinha visto as obras dele como roteirista de quadrinhos (que aconselho a pesquisar), este livro é apaixonante, o modo como ele descreve as situações e ações dos personagens...
    Eu li quando foi lançado e gosto do tamanho do mundo que foi criado... em algumas situações ainda me vem partes do livro na mente, como se tivesse lido ontem...

    A resenha está ótima...

    PS: Legal seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Oii flor, lindo o seu blog.
    Tem dois selinho esperando por você lá no blog.

    http://espacinhodoslivros.blogspot.com.br/

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, indiquei seu blog para meme que está no meu blog e do Rudyeri.
    Beijos
    http://curicultura.blogspot.com.br/2013/02/meme-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  12. Olá, Adorei o post. Com certeza esse será uma das minhas próximas leituras.
    Aproveito para convida-la a visitar meu blog e se gostar segui-lo.

    Obrigada,
    http://admiravelmundonovoh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. livro muito bom. uma história clichê mas muito bem desenvolvida, um plano de fundo foda e né... gaiman.
    apesar do seriado ter sido cancelado, seria bom ver uma continuação do livro, se rolasse.

    ResponderExcluir
  14. Eu desencantei com Neil Gaiman como romancista, entretanto, adoro Lugar Nenhum. Acho que os personagens não são tão bem desenvolvidos quanto deveriam, todos perderam muito e a parte que lidam com isso é muito pouco explorada. Mas o mundo é foda e lindo. Queria mais livros sobre a Londres de Baixo, que se mostrou um universo muito bem pensado, assim como o de Sandman <3

    ResponderExcluir