quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cidade de vidro - Cassandra Clare



Oi gente! Tudo bom?
Vou começar com o mesmo aviso: quem ainda não leu Cidade dos ossos e/ou Cidade das cinzas não é aconselhável ler essa resenha, pois ele é o terceiro livro dessa série. Já leu e não lembra muita coisa? Então da uma passadinha nas outras resenhas para tentar se ambientar. Não conhecia a série, mas gostou dessa resenha? Ler as resenhas anteriores também, para conhecer melhor. Opção é o que não falta...

Era uma vez uma menina que só fazia burrada e não acerta uma bola na cesta chamada Clary. Peraí, não vamos começar assim...
Clary precisa salvar a vida de sua mãe e para isso ela tem q viajar até Alicante, com ou sem autorização. Ela faz isso contra a vontade de todos. Chegando lá, percebe o quanto Jace não a queria por perto, nem Alec, nem Isabelle e isso lhe deixa bem chateada.  Clary resolve então procurar o feiticeiro Ragnor Fell sozinha, mas inesperadamente ela recebe ajuda de um novo garoto bonitão, Sebastian, que não tem cara de santo, porém na sua situação toda ajuda é bem vinda.
Para piorar a situação Simon está preso em uma cela sendo quase torturado pelo novo Inquisidor para testemunhar afirmando coisas que não aconteceram para poder receber permissão de voltar a Nova York.
Ao mesmo tempo que Clary vai chegando ao seu objetivo também vai descobrindo informações sobre o seu passado e consequentemente sobre o do seu irmão Jace. Os dois continuam lutando ou não para reprimir o sentimento de amor nada fraternal que existe entre eles.
Valentim está cada vez mais forte e finalmente ele descobre onde estava o ultimo instrumento mortal que faltava para completar o ciclo e invocar o anjo Raziel. A clave está reunida. Todos sabem do grande poder de Valentim e sabem mais ainda que são incapazes de lutar com ele sozinho. Então começa o grande dilema; se render as forças de Valentim e aceitar a eterna submissão ou lutar ao lado dos componentes do submundo que estão dispostos a ajudar com algumas exigências. Para os caçadores de sombras as duas opções são bem vergonhosas, mas uma ou outra terão que ser escolhidas.
E não vou nem falar da surpresa que eu tive com o Sebastian para não estragar o clímax. Eu como sempre não chequei nem perto de adivinhar quem ele era.

Cidade de vidro realmente é bem melhor que Cidade das cinzas, como todo mundo disse. O final foi felizes para sempre, pelo menos essa parte eu achei que fosse ser mesmo. A leitura é bem melhor e o enredo também flui com mais naturalidade. Apesar da Clary continuar cada vez mais irritante, se assim for possível. Eu achei que a autora mudou bastante a personalidade do Jace do começo desse livro até o final e meio que não concordo, mesmo com a justificativa dela sobre ele ser quem é. Confuso? Vocês vão entender quando lerem. Eu ainda não me decidir se vou ler ou não a continuação (Cidade dos anjos caídos). Ouvi comentários do tipo: "Uau, a Cassandra Clare conseguiu fazer um livro ainda melhor", mas também ouvi "Quem me dera ter parado em Cidade de vidro...". Então não sei. Estou esperando uma amiga minha (Clarissa), que confio 100% na opinião dela, para saber o que ela achou desse livro. Até lá, Cidade de vidro tem um final que deixa qualquer um satisfeito, apesar de que morro de pena do coitado do Jace suportando a Clary para todo o sempre amém.
Espero que gostem.
Quem já leu o que achou?
Nota: 9 de 10
beijo!









16 comentários:

  1. Raissa, não li a resenha porque, de Instrumentos Mortais, só li "Cidade dos Ossos" até agora. Mas gostei bastante da história, acho que Cassandra Clare promete muita coisa.
    Ouvi dizer que "Cidade do Vidro" é um dos melhores e mais emocionantes volumes de todos os 5 lançados até agora. São 5, né? heieuhieuhe Sempre me confundo...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Raissa, estou lendo Cidade dos Anjos Caídos, e vamos combinar que Cassandra Clare poderia melhorar um pouco a personalidade da Clary que às vezes chega ser irritante!
    Eu só não abandono a série por causa da minha grande CURIOSIDADE - eu continuarei a ler as continuações.
    E a propósito concordo com você em relação ao livro ter um final satisfatório... a minha nota é 7 de 10.

    ResponderExcluir
  3. Honestamente?!! Cidade das Cinzas foi o mais broxante ever, nem lembro quanto tempo demorei pra ler, por pura procrastinação.... Mas enfim... Cidade de Vidro é bom, eu pensei que ela naofosse conseguir seguir a linha, mas ela se fez muito bem.... Cidade dos anjos caídos, ela pecou em algumas coisas, mas se ela conseguir manter a linha vai ser uma das series fodas! Já peguei o proximo em ingles só pra nao aguentar a curiosidade até Deus sabe quando....

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei!!!! já li os cinco livros e sem dúvida Cidade de Vidro foi o melhor de todos. Adorei seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. aiiiiiiiiiiii vc tem q ler cidade dos anjos caidos é bem legal n é melhor q cidade de vidro + pde confiar é leagl eu comprei p ler ie gostei mto vc tem q ler!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu tenho todos os livros da saga lançados no Brasil e vou dizer que dos 3 primeiros sem dúvidas Cidade de Vidro me surpreendeu positivamente em todos os sentidos! Cassandra Clare deu uma continuação inteligente e inesperada para a história, mexendo completamente com as nossas emoções e reações! Por incrível que pareça eu só comprei cidade dos ossos e cidade das cinzas porque li a sinopse de cidade de vidro na Fnac sem saber que era o terceiro e amei! Nao me arrependo nem por um segundo de ter comprado todos os livros, prova Disso é que estou esperando chegar o 5 livro e Vou ver o filme no cinema. Fica A dica galera, cidade de Vidro é cativante do início ao fim. SURPREENDENTE E FASCINANTE!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá o/
    Então, eu li os três primeiros livros dos instrumentos mortais e posso dizer que amei essa série. Ele é completamente envolvente e do tipo de livro que você só descansa quando termina. Para comprar essa primeira trilogia eu pesquisei bastante e li algumas resenhas, mas como sempre me deixaram dividida resolvi arriscar e comprar o box... Se me arrependi? Sim, me arrependi de nunca ter ouvido falar dessa série antes e ter ficado tanto tempo sem o Simon, Luke e Magnus... Sim, eu particularmente não gosto do casal principal - acho que irei apanhar, rs - meus amores são esses três e agora comecei a ler o primeiro livro da segunda trilogia e estou mega empolgada já que temos como destaque no quarto o meu amadinho Simon *0* ... Eu desejo que continue o foco nele, mas duvido que isso aconteça agora me resta torcer por uma maior participação dele e do Magnus nos próximos livros... *--*

    PS: ESTOU SUPER ANSIOSA PELO FILME!!!!

    :***

    ResponderExcluir
  8. Mulher, tu é mesmo muito linda, viu? Confia tanto na minha opinião <3
    Juro que assim que ler Cidade dos Anjos Caidos te aviso se vale ou não a pena!
    Mais uma vez, adorei a resenha! Beijão, amiga ^^

    ResponderExcluir
  9. Já estou no quarto livro e posso dizer que amei a série, todos os livros são ótimos e Cidade de Vidro não podia ficar por menos neh. O aparecimento de Sebastian foi sensacional para dar uma reviravolta e aquecer o tão aguardado amor de Clary e Jace. A transformação de Simon então, vcs precisam ler o Cidade dos Anjos Caídos, pra quem curte o Simon é tudo de bom!!! Amo a série!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu já li até o 5° livro da série "Os Instrumentos Mortais" e li os 2 de " As peças infernais" e eu prefiro o segundo justamente por causa da protagonista. A Tessa é maravilhosa, apaixonada, forte e decidida enquanto a Clary me irrita à beira do insuportável. Tirando a protagonista com personalidade irritante, a Cassandra faz um excelente trabalho neste livro, você não consegue parar até terminar a leitura. As reviravoltas, o suspense, o romance todos esses ingredientes estão entrelaçados na obra. Achei todo o livro bem construído até se chegar ao ápice que eu não imaginava que envolveria esse personagem que será o grande antagonista dos próximos 3 livros. Ah e a mãe da Clary me irrita também, a filha tem a quem "puxar". Mesmo assim amo a série e estou ansiosa pelo último livro que, tudo indica, só sairá em 2014. Enquanto isso estou em contagem regressiva para "Clockwork Princess", para quem não leu ainda as Peças Infernais eu recomendo totalmente.

    ResponderExcluir
  11. Eu ADOREI o livro achei muito envolvente da primeira página até a última... Super Indicado...
    =D

    ResponderExcluir
  12. Eu amei o livro, quando eu achava que não tinha como ficar melhor eu me surpreendia, não da vontade de parar até terminar o livro. To louca pra ler o outros da série, muito bom mesmo super recomendo :D

    ResponderExcluir
  13. O que dizer da Cidade de Vidro?
    Simplemente, na minha opinião, O melhor livro que li até agora da série!!!
    Estou terminando Cidade dos Anjos Caídos, o qual parece desembaraçar de uma vez por todas a história de Simon.
    Cidade de Vidro traz consigo muitas partes que fazem com que você sinta-se como um personagem, nos momentos de suspense então, a agonia toma conta!!!
    Nota 10 para esse livro!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu li os 4 livros, achei os 2 primeiros muito bons, mas deveria ter acabado no 3, o 4 ficou chato e perdeu toda a graça...Não lerei o 5.

    ResponderExcluir