
Oi gente! Tudo bom?
Tenho que começar avisando que talvez essa seja minha última postagem durante as férias porque minhas aulas irão começar segunda, então quem me acompanha já sabe como o tempo é corrido e eu não consigo ler meus livros. Mas nada de chateação não é verdade? Vamos ao que interessa.
Richard é um cara comum. Trabalha em uma empresa, não faz nada de especial, tem poucos amigos, uma namorada (Jessica) meio chata e pronto. Dia após dia sua vida vai seguindo sem nada de novo e interessante acontecendo. Até que um dia quando ele e Jéssica estão a caminho de um restaurante, eles encontram no meio da rua uma menina toda suja e ensanguentada. Richard não pensa duas vezes: pega a menina nos braços e leva ela para sua casa para poder ajudá-la, pois ela pediu para não chamar a polícia nem uma ambulância.
Não preciso nem dizer que sua vida mudou. Mas mudou mesmo. Um novo mundo surge aos nossos olhos e aos de Richard. O submundo de Londres (eu disse que a história se passa em Londres?). Mais conhecida como Londres de baixo, é uma terra onde vivem os excluídos, o povo do esgoto e pessoas com certas habilidades. Um mistura de vários tipos de pessoas que não são vistas pela população da Londres de cima.
A garota resgatada é Door. Quando Richard ajudou a garota ele passou a fazer parte desse submundo, sendo então como se ele nunca tivesse existido na Londres que ele sempre viveu. A partir desse momento é obrigado a se juntar a Door, ao seu amigo marquês e a uma linda guarda-costas, Hunter, numa missão de Door em buscar de informações sobre a morte de toda a sua família.
Durante todo esse tempo eles passaram por provações, testes de coragem, serão perseguidos e sofreram vários ataques que colocaram suas vida em risco, mas no meio de tudo isso Richard ainda consegue se divertir com tudo de novo que vem aprendendo. E no final ele ainda terá a chance de fazer escolhas que irão melhorar de vez a sua vida, mas quem sabe, nem tudo que melhora é o que a pessoa acha que é melhor para ela.
Esse foi o primeiro livro do Neil Gaiman que eu tive a chance de ler. Sempre gosto de conhecer nossos estilos e novo autores. Eu demorei um pouco para me ambientar na história, mas depois que pega o ritmo você gosta da leitura, pelo menos comigo foi assim. A leitura é fácil e tudo vai desenrolando a seu tempo. É bem diferente do que eu estava acostumada a ler até agora, mas não vou deixar de indicar. Espero um dia poder ler mais obras desse autor, para poder conhecer melhor esse seu estilo. Também achei interessante porque ele tem um certo teor filosófico, não estou falando daquela filosofia chata e sem nexo (pelo menos eu acho), estou falando de algo mais singelo que todo mundo é capaz de perceber. Espero que gostem.
Nota: 8 de 10
beijo!
"De Caracas soprou as unhas e as poliu na lapela da casaca:-Eu sempre considerei a violência o último refúgio dos incompetentes e as ameaças vazias o último abrigo dos ineptos sem salvação."