sábado, 21 de julho de 2012

Gone - Lisa McMann


Oi pessoal! Tudo bom?
Como anda o verão por ai? Aqui ta um tempo bom para ir à praia (como o ano todo por sinal).
Finalmente consegui terminar de ler essa série maravilhosa. Surpreendentemente do nada apareceu uma boa promoção na Submarino desse livro e de outro (Lugar nenhum - Neil Gaiman) que eu estava querendo a muito tempo, então foi a minha chance. Logo que meu pedido chegou eu comecei a ler, pois precisava saber com urgência como acabaria a série e ainda dar tempo de contar a vocês, mas sem spoiler é claro.

Esse livro começa (e termina) com Janie e seu eterno dilema de como será o seu futuro com a sua saúde comprometida do jeito que ela sabe que terá. Cabel tenta de todas as formas provar que nada vai mudar, mas no seu inconsciente (sonhos) ele não consegue esconder o quanto tudo é tão terrível. E claro que Janie ver isso todas as noites ao seu lado, o que a deixa ainda mais preocupada por saber o quanto seu namorado se esforça para parecer normal e compreensivo.
Ao longo desse livro alguns mistérios são desvendado como, por exemplo; quem  é o pai de Janie. Com essa descoberta novas informações aparecem e dúvidas também. Quando Janei sabe que seu pai também é um apanhador de sonhos ela começa a pensar na chance de seu problema ser hereditário e do porque seu pai teve problemas de saúde diferentes do seu, mas tão graves quanto.
Então o dilema de Janie está envolvida em duas escolhas: terminar a vida como a senhora Stubin ou morrer como seu pai, mas casa final tem uma escolha completamente diferente que será que ser muito bem pensada, pois é até o fim e não envolve apenas a sua vida, mas também a de todas as pessoas que ela ama e estão a sua volta.

Fim! Finalmente acabei essa trilogia. Dos 3 livros esse foi o que eu menos gostei. Achei que a história demorou muito para se desenrolar e com isso se tornou muito repetitiva. Sei que a autora tenta abordar todo o sofrimento e indecisão de Janie (que não é nada fácil), mas que para mim cansou muito e eu lia cada vez mais rápido para ver se algo mais acontecia. O final foi como eu queria que tivesse sido. Foi o mais "felizes para sempre" possível, mas quem for lendo vai ver que não tem nada de feliz, é simplesmente uma opção atualmente menos triste à protagonista, mas de feliz pro seu futuro não tem nada. Gostei muito da chance de ter conhecido essa trilogia que pelo visto não é muito conhecida e divulgada. Acredito que esse livro daria um bom filme (mesmo sabendo dos riscos das adaptações), mesmo assim eu torço que isso aconteça, que eu com certeza irei assistir. Eu indico para quem quer ler algo rápido e diferente. O valor dos livros pela internet não são muito caros e eles estão quase sempre disponíveis. Espero que gostem. Quem leu? O que achou da série?
Nota: 4 de 5 (pela demora dos fatos acontecerem)


Na postagem passada eu havia me esquecido de mencionar que foi a publicação de número 100, então essa de Gone é a de número 101. Eu tenho muito a agradecer a todos que estão sempre lendo e comentando no blog ou nas outras redes sociais. Isso é muito importante, pois só me faz ter vontade de escrever cada vez mais e melhor, trazendo sempre indicações de livros, filmes, esmaltes e outras coisas que eu gosto. Passa tão rápido que eu nem percebi que já fiz tantas indicações aqui. Espero continuar escrevendo e nunca abandonar esse sonho que eu sempre tive de ter um blog e hoje é mais do que realidade. O prazer de escrever para vocês é todo meu. Obrigado a todos e até a próxima.
Beijos e abraços a todos






8 comentários:

  1. Eu amo essa série! O fim é realmente doloroso, mas como você falou, é a melhor dentre as horríveis opções. Eu adoro essa série pq, apesar de ter um tom de fantasia, ela tem o peso da realidade que praticamente não é trabalhado em outros livros desse estilo. É muito legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Já li essa trilogia e achei Fantástica. Não consegui parar de ler até chegar na última página.
    Alguém pode que é "água com açúcar", mas quem não gosta de "água com açúcar" de vez em quando?
    Achei a narrativa muito envolvente. Na parte que ela esta drogada e é atacada pelo professor me deixou muito ansioso. Parecia que eu estava presente na cena. Muito bom.

    Recomendo!


    Wagner da Silva
    eticatec@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro a série, quando comecei a ler, devorei os livros em poucos dias. Os primeiros livros são fantásticos, mas o último foi feito para o leitor sofrer junto com a principal, a história se desenvolve lentamente e, eu pelo menos, ficava aflita com a escolha dela e todo seu sofrimento, foi o livro que eu li mais rápido para acabar logo com o sofrimento, rs.
    É uma ótima saga, todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  4. Ganhei esse livro de presente do meu melhor amigo no natal de 2009, pra mim foi o melhor livro que eu já ganhei até hoje. Quando comecei a ler, não consegui parar e acabei lendo o livro em menos de oito horas. Quando vi que teria que esperar para ler o próximo quase tive um treco. Porque por mais que o livro fosse pequeno, a história dele era tão original e tão contagiante que fiquei abismada ao terminar de ler. Estava vindo de uma onde de coisas paranormais e achava impossível gostar de algo, mas Gone me cativou. Tenho toda a série aqui em casa e empresto para todos os meus amigos, para eles terem essa experiencia maravilhosa *-*

    ResponderExcluir
  5. Série realmente ótima. Uma história muito legal, com uma excelente narrativa. Diversos momentos emocionantes, como quando ela estava drogada. Sobre o final, achei que terminou bem, já que era complicado fazer um final melhor.

    Num contexto geral, valeu muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  6. Verãooooooooo? Só pq vc mora no CE mesmo huahauhauhuaa Pq aqui no RJ o São Pedro tá brincando com a gente: frio-quente-frio-frio-quente-frio e por aí vai rs

    Não li a resenha, ok? É que tenho Wake aqui e até hoje não li, então não quero pegar spoiler rs
    E parabéns pela postagem nº 100 :)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raissa.

    Eu não conhecia essa série, acredita? Mas eu amo romances, então, acho que seria meu tipo de leitura.

    Sempre tem um livro nas séries que é menos apreciado, né? Vejo isso sempre.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. HAHAHA
    Como a Kel disse, São Pedro ta brincando com a gente aqui do RJ
    Capaz de eu decidir ir à praia e ele fazer chover haha

    Você terminei a série e eu nem comecei!
    Parece ser bem interessante.. minha colega leu os primeiros capítulos e curtiu!

    beijos e um bom domingo!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir