Oi pessoal! Como estamos?
Hoje vim falar para vocês dos livros mais recente que li: Madame Bovary.
O livro conta a história de Emma, uma garota do campo, que sempre sonhou com uma vida provinciana, com riqueza, com luxo e grandes eventos. Por causa desse sonho ela se casa com Charles Bovary, um médico ou oficial da saúde como ele era chamado na época, acreditando que teria seus sonhos realizados, porém isso não é o que acontece.
Eles não fazem parte da alta sociedade e ainda vivem tendo certas restrições financeiras. Emma, com o tempo, vai perdendo sua visão romancista do mundo e passa a buscar fora de casa uma forma de saciar seus desejos. Cada vez mais ela passa a desprezar seu marido, ela arranja amantes que acredita amar perdidamente e começa a fazer mais e mais compras além de suas posses financeiras, deixando Charles complestamente endividado, e continua fazendo filme de boa esposa perante os olhos da sociedade até tudo ser revelado no final da história.
Mesmo após todos os acontecimentos finais do livros, trágicos por sinal, Charles Bovary não perde sua visão romantica do mundo e de sua esposa, Emma Bovary.
O romace publicado em 1857 causou uma "revolução" na época. Livro de estreia do Realismo. Foi a primeira obra a abordar o adultério então voces imaginam o rebuliço que foi =D
Tem muitas críticas ao romantismo e aos conceitos da sociedade, é visivel na narração.
O maior defeito do livro é o grande volume de páginas e o fato de "falar de mais", fazendo com que a história demore muito para ser contada e fique bastante parada em vários mometos.
Mesmo com esses defeitos e tendo que fazer uma certa força para conseguir ler até o fim, é um livro que vale a pena, quando a gente terminar de ler percebe isso.
Existe a versão de bolso da Martin Claret Série de Ouro, então seu preço é bem acessível, geralmente não passando dos R$10,00
Espero que gostem
Nota: 3 de 5
bju!
Porque eu sempre fui tocada pelas mais diferentes formas de vida e por qualquer frase um pouco mais inteligente, porque dói entender que a posição da lua não interfere no quanto eu morro um pouco todos os dias. Porque eu acredito em tudo e isso de não descartar nada, me faz voltar para casa depois de me apaixonar a cada esquina, e querer uma cama só.
Eu me machuco pra saber onde dói, mas hoje sei exatamente que parte de mim sente mais falta dele. Tudo. - Emma Bovary
Tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não deu. acho q vou comprar essa versão da MC, que ta bem em conta! adorei a resenha, amiga :)
ResponderExcluirOlá Raissa, já li este livro e gostei muito, apesar dos resquícios românticos que nos amarram nas páginas e a história não flui. Mas o enredo é tão maravilho que isto é apenas um detalhe. Muito boa sua resenha.
ResponderExcluirObrigada pela visita, vim retribuir e voltar mais vezes. beijos
Li esse livro há muitoo tempo atrás...
ResponderExcluirPor conta disso, não sei se aproveitei tudo que a obra tem a oferecer.
Talvez se lesse hoje em dia, um pouco mais velho, absorvesse mais do conteúdo. =X
Mas é um ótimo livro, de qualquer forma. =)
Beijos!
Interessante! Nunca tinha prestado atenção neste livro!!! Vou deixar marcado como livros que um dia irei ler!! Pois tenho tantos na fila rsrs
ResponderExcluirBjus!!
Nossa, essa frase do final hein? o.O
ResponderExcluirJá ouvi falr de madame bovary, claro, mas conheço mais o "primo basílio" que foi inspirado no livro de Flaubert.
Nem sei se leria pq essas heroinas do realismo me irritam um pouco (sempre fazendo as coisas erradas...)
Obrigada por participar da promo. =D
teh mais
Tinha ouvido falar deste livro... pelo seu comentário dele, posso ter certeza de que a leitura é de qualidade.
ResponderExcluirAcho que ele retrata uma época importante...
Um abraço, Raissa
Quem bem soubesse deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.
ResponderExcluirExplêndido!
Beijos!
Deputamadre
kerlymaciel.blogspot.com
Oi Rah! Adorei o novo layout do blog, lindo!!
ResponderExcluirQuanto ao livro, na época do colegial minha professora de literatura sempre citava Madame Bovary e eu sempre tive vontade de ler :D
Adorei sua resenha, e relembrei que preciso comprá-lo pra começar a leitura :DD
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com
Foi-se o tempo em que Martin Claret série Ouro custava R$ no mínimo... hoje em dia os livros custam entre 16 e 18 reais.. é uma pena. Sempre quis ler Madame Bovary, mas ainda nao tive oportunidade/tempo... Quem sabe em breve. Se tornou mais convidativo após ler a resenha.
ResponderExcluirBeijos, flor. Até mais.
Esse livro é famoso, já ouvi falar, mas nunca tive intenções de ler. Depois dessa resenha, talvez mude de idéia!Adorei!
ResponderExcluirBjus!
Não sou muito boa para digerir clássicos. Precisa ter uma história muuuuito interessante para me fazer apanhar o livro e ler. Madame Bovary definitivamente não é um desses!
ResponderExcluirbjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com
Já tinha ouvido falarem sobre esse livro, mas nunca tive muita vontade de ler, sei lá :S UAHSAUS adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Eu já li e achei bem maçante...
ResponderExcluirRealmente descreve demais. :/
Olá,
ResponderExcluirRealmente Madame Bovary é um livro muito bom,reconhecido pela grande repercussão que teve na época. Mas é normal que muitas pessoas não tenham paciência atualmente para descrições tão longas, pois temos muitos recursos áudio visuais, cinema, televisão, internet...o valor dos clássicos está, entre outras coisas, em preservar informações de uma época tão diferente da nossa,o que nos permite comparar com tudo o que acontece na nossa sociedade hoje em dia e aprender muito sobre um tempo em que a vida era tão complicada, principalmente para as mulheres. Abraço!
Olá Raissa, eu gostei muito de Madame Bovary, tornou-se um dos meus favoritos. Diferentemente de você achei o livro bastante sucinto, exato, perfeito nas descrições e no que ele fala, te situa bem no ambiente, e principalmente na situação psicológica dos personagens. É interessante dado que, ao ler, por meio dessas descrições é que eu via um pouco mais do caráter de cada personagem. Enquanto o Carlos é descrito de forma tediosa, maçante, demonstrando sua trivialidade nada valiosa, os amantes da Emma tem um quê de "Primo Basílio", em especial o mais velho, o outro aparenta simplesmente ser um jovem descobrindo o amor, mas atravancado por uma sociedade de cartas marcadas, digamos. Já com a Madame Emma Bovary, tive vontade de escapar com os amantes com ela, de fugir de um mundo tedioso, um dilema que pra muitas mulheres existe desde os tempos mais remotos, é atemporal. Então acho que esse fator foi o que me fez gostar ainda mais do livro. Abraço, desculpe a demora.
ResponderExcluir