segunda-feira, 8 de abril de 2013

Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson


Oi pessoal! Tudo bem?
Já está com uns dias que eu li esse livro, mas só agora tive tempo para fazer uma visita por aqui. Ele tinha me chamado atenção certo dia quando estava na livraria e logo depois minha amiga Clarissa vem me dizer que leu e gostou muito, resolvo então pegar emprestado e ler logo agora nas aulas.

Garotas de vidro é um livro que já começa com a história em andamento, como dizemos por aqui "já começa com o bonde andando". Lia acaba de receber a notícia que sua melhor amiga, Cassie, morreu. Ela foi encontrada sozinha em um quarto de motel. Claro que Lia fica bastante pertubada com essa situação, ainda mais porque sua amiga havia ligado 33 vezes para ela no dia de sua morte, mas ela se recusou a atender. Lia e Cassie são duas típicas garotas que sofrem de transtorno alimentar, como anorexia e bulimia, sendo essa a causa da morte de Cassie e que está levando Lia para o mesmo trágico fim.
A culpa e a compulsão por emagrecer fazem parte do dia-a-dia de Lia. Tudo o que ela faz o dia todo é: passar fome, contar quantas calorias tem cada comida que ingere e pensar em como fazer para ficar cada vez mais magra.
Lia já teve episódios anteriores de internação, pois foi quando ela chegou a extremos de magreza. Sua família conhece o seu problema muito bem, mas ela consegue burlar a tudo e a todos. Sua mãe sabe que sua filha não está nada bem, mas seu pai e sua madrasta preferem acreditar que ela está tentando melhorar.
Todo o livro é narrado pelo ponto de vista de Lia. Temos conhecimento de seus pensamentos, suas angustia (como o fantasma de sua amiga que fica lhe assombrando), suas ideias absurdas sobre seu corpo e as loucuras que ela faz para emagrecer.
Essa semana descobri que estão chamando os livros que abordam essa temática de sick-list. Umas pessoas gostam e outras não, porque dizem que são livros geralmente com histórias triste e de tristeza já basta o dia-a-dia da vida. Porém independente disso tem livros que são bons e outros que são ruins, seja qual for o estilo. Depende da opinião de cada um. 
Com garotas de vidro eu havia criado mais expectativas e acabei não me impressionando tanto. Não que eu tenha achado ruim, mas também não achei dos melhores. Contudo gostei de saber como funciona a cabeça de uma garota assim e de conhecer várias das artimanhas que ela usa para enganar a todos. Fica então a dica. Quem já leu o que achou? 
Espero que gostem.
Nota: 7 de 10
Beijo!

16 comentários:

  1. Ameeeeei esse livro essa autora é d+++ o modo que ela tratou o assunto foi mtooo bom eu particularmente em certos pontos senti o que a Cassie sentia a profundidade que ela tratou de um tema tão polemico e mal tratado como esse não tem como não amar.
    Nota 10 para tudooooo.

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro, e particularmente gostei porque Laurie conseguiu definir exatamente o que cada uma das meninas que passam por isso pensam. Achei o livro muito bom, sendo a primeira vez que leio algo dessa autora. Tem uma resenha no meu blog na categoria "resenha", se quiser avaliar ficarei grata. No mais adorei sua resenha, soube bem destacar a história.

    Beijos, Gabe.
    meiahoraemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amei esse livro , li ele em setembro do ano passado e é uma coisa que fica na mente , a autora escreve de uma maneira tão real que eu me senti dentro da estória , por varios momentos queria poder dizer para a Lia o que fazer . Muitos julgam essa doença falando que é apenas vaidade , mas, nao é , conheço pessoas que sofrem com isso e realmente não é uma coisa boba ,pois sofrem sozinhas pq é obvio que a familia nao vai aceitar , e no livro percebemos essa obcessão de contar cada caloria , cada migalha que come ... é um livro maravilhoso , que ajuda muito na sua maneira de enchergar o outro , de enchergar os problemas e bem no fundo sua verdadeira razão .

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro com todo o meu coração. A personagem é profunda e a história, linda. Espero que a NC publique mais livros dela. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro,a maneira como a autora descreve o que se passa na cabeça da Lia foi tão real que nos faz ver como as pessoas que sofrem destas doenças realmente se sentem e como todos ao seu redor são afetados ,não imaginava que era assim.
    Recomendo o livro,a leitura é fácil e a história é envolvente!

    ResponderExcluir
  7. Não gostei mto, pois achei que a autora utiliza pontos demais, o que acabou tornando a leitura mto cansativa. Não sei se foi de propósito, mas preferia que a escrita fosse mais fluida ;)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é ótimo, que bom que teve um final feliz!!!
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  9. eu gostei bastante do livroo :D
    eu acho que faz quem nao tem a doença entender a pessoa q tem. e essa luta que ela teve ate o final do livro.. é mtooo bom.. e diferente de uma frase q eu li, esse livro nao é de romance e nem tem romance.. eu daria nota 8,5 p ele :D

    ResponderExcluir
  10. Quando comprei o livro,já me interessei de primeira,mas de acordo com que fui lendo percebi que era muito bom mesmo e que falava de um assunto bastante interessante,Anorexia. A leitura dele é complexa,porém,fascinante. Daquelas que você não consegue despregar do livro.

    Minha nota é 9 (:

    ResponderExcluir
  11. . Então, eu li "Garotas de vidro" eu particularmente amei, de verdade. É uma história basicamente em foco com a doença que é a anorexia na maioria das meninas que tem "sede" por um corpo ideal. Mas nós sabemos que quanto mais elas perdem peso, mais querem emagrecer mais, é um ciclo sem fim... Também revela o que essas meninas pensam e agem em relação á comida, só que a originalidade que a autora os relata, é simplesmente demais!A personagem é bastante comum, mas com aquele quê a mais, aquele mistério que sempre é bem vindo. Gosto de como a autora relata na personagem os seus medos e os seus pesadelos diários, devido o "querer ter o corpo ideal". É bem interessante e a forma como a autora escreve, faz com que o leitor se interesse por ler e não se desgrudar das páginas. Eu super recomendo (=
    Espero ter ajudado, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Gostei muito desse livro, pois trata de um assunto que não é abordado tão facilmente e também por ter sido narrado de forma tão perfeita. Recomento para quem gosta de temas polêmicos.
    Bjos
    Suellen
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    O livro é muito bom!Quando o vi pela 1ª vez na loja me apaixonei por causa da capa! Depois quando fui ler a sinopse fiquei mais interessada ainda!O livro aborda um tema que acontece com a maioria dos jovens hoje em dia.Quando li achei que a Lia fosse morrer!Mas ela consegue dar a volta por cima e melhorar!
    Um dos melhores livros que já li!
    Beijos
    Giulia

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Primeiro queria dizer que a resenha foi escrita no meu aniversário. <3
    Segundo: sobre o livro.
    Eu não tenho uma opinião SUPER definida. Eu fui ler com as expectativas muito grandes, então eu meio que fiquei decepcionada. Algumas coisas aconteceram muito rápido e outras muito devagar mas o livro é bom e acho que toda a parte da menina bulemica (?) foi bem retratada e são coisas que realmente acontecem com quem sofre do problema, then.
    Acho bem legal e vale a leitura!

    ResponderExcluir
  15. Hello!
    Gosto muito de ler livros com esse tema "disturbios alimentares", o Garotas de Vidro me chamou atenção, pois me lembrou um filme que passava na tv "Quando a Amizade Mata - When Friendship Kills". A leitura é boa, mas certos em momentos cansativos...mas vale a pena, mas o filme citado é melhor!

    ResponderExcluir