segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As vantagens de ser invisível -

As Vantagens de Ser Invisível

Oi gente! Tudo bom?
Como estão as aulas de vocês? O livro de hoje foi o último que eu tive a chance de ler durante as férias. Posso dizer que foi uma ótima escolha e serviu para fechar tudo com chave de ouro. E claro que só tenho a agradecer a minha amiga por ter me emprestado o livro, mas eu ainda pretendo comprá-lo ou quem sabe ganhar em uma promoção. Quem souber de alguma pode me avisar.

O livro começa chamando atenção pela forma como é escrito. São cartas enviadas por Charlie para uma pessoa que ele acredita que vai entender toda a história que vai contar da sua vida. De certa forma é como se essa pessoa fosse você, ou seja, nós somos leitores e personagens desse livro.
Charlie conta o quão difícil está sendo a volta as aulas e principalmente o fato de ele não ter amigos. Até o dia que ele conhece Patrick e Sam, que são irmãos, e pessoas completamente diferentes dele. Eles passam a levá-lo a vários locais e a apresentar seus amigos como Alice, Mary Elisabeth, Bob e vários outros. É nesse convívio que Charlie começa a fumar e a usar drogas, mas isso é apenas um dado secundário que não muda a sua personalidade.
É nisso que está toda a beleza do livro. Não é uma história que se limita a falar sobre sexo, drogas e rock'n roll, apesar de tê-los. É muito além disso. Charlie é uma pessoa que apesar de ter seus 16 anos, na maioria dos momentos eu o imagina-va como um garoto de 12, tamanha era a inocência de seus pensamentos. Sam e Patrick também são pessoas incríveis que têm muito a aprender e ensinar ao seu novo amigo.
Charlie também conhece Bill, que é seu novo professor de inglês, e também se torna um grande amigo seu, mesmo que indiretamente. A amizade deles gira em torno dos livros que o professor recomenda que Charlie leia, pois são livros com grandes história que lhe ajudam a tirar ensinamentos para a vida real.
O livro mostra toda a vida de Charlie durante aquele ano contada por ele mesmo de umjeitinho todo especial. É como se nós leitores fossemos nos tornando mais um de seus amigos, pois ele nos pede conselhos também. Sentimos cada alegria que ele sente e também cada tristeza. Queremos fazer alguma coisa para ajudar em diversos momentos, mas não podemos.
O filme é muito bom também e segue toda a essência do livro, mas infelizmente não consegue ter a mesma beleza e delicadeza do livro. Eu recomendo o filme, mas recomendo mais ainda que vocês primeiro leiam essa obra de arte que não tem como se arrepender. Amei os três atores principais: Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick). Para mim eles ficaram perfeitos em seus respectivos papeis. A Emma Watson me provou que ela realmente não é limitada a minha querida Hermione Granger.

Admito que no segundo que eu terminei de ler eu pensei: "Acho que não gostei muito desse livro". Porque? Simplesmente porque eu sou careta demais e conservadora demais para aceitar algumas coisas que o livro aborda com naturalidade, mas foi conversando com a minha amiga Clarissa e depois vendo o filme que eu percebi que o livro vai muito além de conceitos e pensamentos limitados. Ele é uma obra que aborda questões maiores como amizade, companheirismo e o poder da mente nas nossas vidas. Tem uma filosofia bem interessante. Hoje assumo que gostei muito. Espero que todos tenham a chance de ler e gostar tanto assim. Abram suas mentes.
Nota: 10 de 10
Beijo!


“Então, eu acho que nós somos o que somos por uma série de razões. E talvez nunca saberemos a maioria deles.”

11 comentários:

  1. Amiga, pretendo ler esse livro, mas acho que eu também vou precisar desse momento de aceitação porque também sou careta :)) beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante tanto do filme quanto do livro e da sua resenha!!!

    Afinal, quem não gosta de ser infinito por alguns segundos?




    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro. Estava pensando em assistir o filme principalmente por causa da Emma Watson de quem eu sou fã graças à série Harry Potter.

    Interessante esse ponto que você colocou na sua resenha. Eu também sou bastante careta, e não acho isso ruim.

    Não ser careta não tem melhorado o mundo em nada, pelo contrário. Um mundo onde tudo é permitido só está servindo para trazer o sentimento de "ser descartável".

    Mas vou ler o livro e depois tiro minhas conclusões!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é incrível. Ele mexeu demais comigo por razões pessoais, e, uau, me fez pensar e entender um bocado de coisa ao meu respeito. Ele é um livro leve e gostoso de ler, apesar de ser triste também. O foco da história não são as bebidas ou drogas que o Charlie usa, é tanto que isso não passa de um a ferramenta do autor para retratar a juventude do início da decada de 90. O que é "pesado" o livro é tratado de forma tão delicada e sutil, que você nem acredita que aquilo realmente aconteceu... Eu, pelo menos, reli a parte do hospital unzilhão de vezes.
    Enfim, pra terminar... eu amo esse livro. Ponto.
    E fico feliz que você também tenha gostado, amiga ^^

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Raissa.

    Eu li sua resenha e gostei muito. Concordo com o que você escreveu... eu imaginava Charlie como um garoto de 12 anos por sua inocência e por seus pensamentos, e embora pareça que somos nós a recebermos suas cartas, há momentos em que nos sentimos meio Charlie's... Afinal, quem nunca se sentiu invisível?

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ótima resenha, estou com o livro aqui doida para ler!
    Estou doida para ver o filme, mas estou me segurando!
    Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro logo!

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também me senti assim que terminei de ler o livro. Sabia que ele era bom, mas não sabia se tinha gostado. Sou muito conservadora e os assuntos que foram tratados com tamanha naturalidade mecheram comigo, principalmente as drogas.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro muito rápido, acho que em dois dias eu devorei ele inteiro. Fiz questão de ler antes de assistir o filme, e confesso que quando eu terminei a leitura também pensei que "não tinha gostado muito e não entendia porque todo mundo falava tanto desse livro porque eu não tinha achado 'tudo isso'"
    Mas dai eu assisti o filme, e dai eu parei pra analisar e percebi que a história é muito mais profunda do que simplesmente um garoto ingênuo e bobinho que escreve cartas para alguém.
    Perceber toda essa complexidade do Charlie, acompanhar a sua evolução durante o livro, é muito legal. Em vários momentos eu até vi um pouquinho ali de mim no comportamento meio estranho do Charlie kk
    Posso dizer que no fim, esse livro acabou me tocando mais do que eu imaginava. Com certeza vale a pena ler :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do livro e do filme.
    Gosto de como ele é sutil ao falar de temas tão sérios.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li este livro, mas depois da sua resenha fiquei com vontade de comprá-lo. Adoro livros que são contados de formas diferentes e não tem ninguém melhor do que um personagem de 16 anos capaz de fazer os mais velhos pensarem em assuntos realmente sérios, ainda mais em um livro.

    Abraços - www.epidemiadelivros.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Raissa, tudo bem? Faz tempo que quero ler esse livro, ele parece ter uma carga emocional deliciosa, e esse personagem principal, ah ele dá a impressão de uma beleza tão natural e jovem, me faz relembrar meus tempos de '16' anos.

    Beijokas

    ResponderExcluir