segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jogos vorazes - livro X filme

Como estão as férias de vocês? Espero que muito boas, as minhas começaram a alavancar a partir dessa semana. Tirei 7 dias só para dormir e recuperar todo o sono atrasado, mas agora são só festas,filmes,livros,séries e muito mais.

Como prometido o 1º livro que eu quis ler nas férias foi Jogos Vorazes. Na época do filme eu fiz a resenha aqui, mas ficou um pouco superficial, pois eu só conhecia a história pelo filme. Agora que eu li o livro até pensei em fazer outra resenha, mas achei que ia ficar relativamente repetitivo, então resolvi fazer apenas uma comparação, quem sabe para ajudar a quem a ainda está em dúvida de conhecer esse grande sucesso.
Para começar acho que nem preciso dizer que o livro é melhor do que o filme não é? Mas posso afirmar que esse filme é uma das adaptações mais fiéis que eu já tive a chance de assistir. Como primeiramente vi o filme, quando fui ler o livro era impossível eu não ter a imagem dos atores e algumas paisagens do filme n cabeça, mas pela descrição da obra a adaptação tentou ser o mais fiel possível e conseguiu.
Uma diferença notável que eu percebi é que os filmes sempre gostam de cenas de romance, quando não existe romance no livro eles inventam e fazem cenas assim nos filmes, já nesse caso foi diferente. O livro possui muito mais cenas românticas (falsas ou não) do que o filme. Deve ter tido algum motivo para eles não colocarem mais cenas assim.
Fora alguns detalhes o filme segue bem fielmente a historia original. Em relação a tudo. Eu não conhecia a maioria dos atores do filme, apenas a Jennifer Lawrence (Katniss) e mesmo assim nunca tinha prestado muita atenção nela, pois os filmes que vi ela era somente mais uma personagem não muito relevante, mas achei-os bem escolhidos. Todos souberam passar bem os sentimentos e sensações abordadas no livro. Particularmente não mudaria nenhum ator.
Quando você vai lendo vai percebendo o quanto toda essa história é forte. 24 criança lutando nas piores condições possíveis para sobreviver tendo uma que matar as outras?Crianças? Isso definitivamente não é nada normal, mas a obra mostra como os povos dos distritos aceitam essa situação como sendo aceitável, como isso é imposto sobre aquele povo da forma mais fútil possível. Durante o tempo que Katniss passa no campo e depois que ela volta pra casa eu queria que ela surtasse, mas isso não acontece e eu fui vendo que é justamente por causa dessa naturalidade que os jogos são para os jovens, mas que não tira o absurdo que esses jogos são.
Essa foi um visão bem geral do que eu achei do livro. Espero que quem ainda não leu ou não assistiu faça as duas coisas. Porque o livro é muito bom e o filme consegue mostrar bem isso. É uma obra bem diferente. Espero que vocês gostem. Ainda não conheci nenhuma opinião negativa e isso é muito bom. Depois me digam as impressões de vocês ao conhecer essa história. Estou esperando uma chance para comprar os outros volumes da trilogia, estou no limite de procurar spoilers e saber logo como tudo termina (não façam isso).
Nota: 5 de 5
bju!




"Sessenta segundos. Esse é o tempo que nos mandam permanecer em nossos círculos de metal até que o som de um gongo nos libere. Pise fora do círculo antes do minuto se encerrar e minas terrestres levarão suas pernas pelos ares."

13 comentários:

  1. AHHH, JOGOS VORAZES! Se você gostou do primeiro, espere para ler os outros 2! Você vai ter seu coração arrancado do peito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc... depois que eu li a trilogia, meu coração ficou despedaçado, eu desesperada, e chorando litros... Demorou pra me recuperar do trauma... mas me ensinou muita coisa, e sem duvida mudou a minha vida, minhas escolhas. Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança sempre estarão na minha lista de livros favoritos.

      Excluir
  2. Seguiu bem o que todo mundo tinha me dito sobre. Gostei do filme e, provavelmente um dia vou ler os livros. Até lá, eu me roo de curiosidade e me afogo na minha pilha ja montada de livros por ler!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li os livros nem assisti aos filmes, mas não vejo a hora! Sempre tenho preguiça de ler os livros quando vejo os filmes primeiro, então, darei preferência à leitura. ;)

    Encontrei seu link no blog Livros e Cia. Estou te seguindo e deixo meu link, caso possa dar uma passadinha em meu blog também.

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que eu ouvi falar de jogos vorazes foi um trailer que passou na MTV, e eu fiquei louca pra assistir o filme. Então fui procurar mais sobre a historia e descobri que era baseado em livros, que tinha mais 2 e milhares de fãs... Surtei totalmente e dois dias antes da estreia do filme, resolvi ler o livro. Sabe oque é não fazer absolutamente nada e ficar grudada na frente do computador, num quarto escuro... Bom eu sei!! O livro é perfeito, e o filme ficou muito bom... ao contrario de vc eu não conhecia a Jennifer (mas agora já vi todos os filmes que ela fez), mas sim o Josh(amo ponte para terabítia), depois de velo como o Peeta (meu personagem favorito), me apaixonei. Os dois são perfeitos. Um conselho leia logo os próximos livros, na internet mesmo... são de tirar o folego, te deixa com raiva... e te faz chorar como um bebe, serio! Nunca chorei tanto na minha vida. Desculpa ter escrito tanto, é que falar de Jogos Vorazes me deixa muito feliz, ainda mais quando as pessoas gostam.
    PS: amei o blog e já virei fã. Quando vc ler Em chamas, e a Esperança, conta pra gente... Bjooo!

    ResponderExcluir
  5. Os livros são ótimos, quando a pessoa começa a ler não quer parar até acabar. A pessoa fica sem saber o que fazer quando acaba, tipo: oh meu Deus acabou, nuca mais vou ler uma história da katniss e fica muito triste por isso mas depois se anima um pouco pq pelo menos pode esperar pelos filmes.
    O primeiro filme foi ótimo e foi um dos mais fiéis ao livro que eu já vi.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Já li a saga inteira e sem sombra de dúvidas, é uma das melhores que já li/vi, porém eu senti falta de mais sangue e violência no filme, mas já fiquei sabendo que não houve tanto isso para a classificação do filme não subir muito, fazendo assim com que eles perdessem dinheiro, mas a saga é realmente incrível! Recomendo a qualquer um assistir, ótima resenha =D

    ResponderExcluir
  7. Realmente, o filme dos Jogos Vorazes foi o único, até agora, que eu vi que retrata quase exatamente como o livro descreve. Lógico que tem detalhes que não é possível deles reproduzirem, mas, no geral, o filme ficou muito bom! Uma cena que eu estava louca pra ver, desde quando eu li o livro, foi a da camuflagem do Peeta e, nossa, ficou incrível! Super recomendo! O primeiro livro é bom, mas espere para ler o segundo.. pra mim é o melhor dos três!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a trilogia, já li varias vezes. Realmente souberam retratar muito bem no filme o que se passa no livro sem deixar assuntos inacabados ou sem explicações. Não nego que esperava mais das cenas de morte dos participantes, pois quando você as lê tem uma reação diferente pois elas são chocantes e de impacto pelo fato de estarem descritas, mas já sabia que pela classificação etária elas seriam censuradas ou editadas como aconteceu para que não causassem uma reação tão chocante. Gosto muito dos dois primeiros livros, são ótimos. O terceiro confesso que me decepcionou um pouco, é de partir o coração, quando o leio sinto que a personagem principal lutou bravamente para evitar o que na verdade era inevitável, não achei justo, poderia ser melhor, mas a vida também não é justa, certo?
    É uma ótima história, de muita criatividade e cheias de coisas inesperadas. Espero que gostem!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza Jogos Vorazes foi uma das adaptações mais fiéis,mas sem dúvidas gostei mais do livro. O início é um pouco parado,mas se faz necessário uma vez que a ideia de ter uma capital com alguns distritos submissos a ela e que precisa se submeter a jogos vorazes não havia sido explorada até agora.Conforme a história se desenvolve acaba se tornando mais interessante e agitada. Já que a narradora se trata também da personagem principal,suas dúvidas e questionamentos acabam se tornando os mesmos do leitor, o que faz com que a trama seja bem envolvente. Porém como a história é vista do ponto de vista de uma mulher,ou melhor uma adolescente,talvez os garotos possam achá-la um pouco melosa. O que se destaca com certeza é a relação entre Peeta e Katniss,que não é nem um pouco forçada. O final não e tão empolgante mas é o suficiente para deixar a curiosidade necessária para continuar a leitura dos outros livros da série. O que deve ser feito tendo em vista que são mais empolgantes e envolvente que o primeiro. Para quem está procurando uma boa leitura indico e para quem já está com uma pilha enorme para ler sugiro que adicione mais esses três pois não haverá arrependimento.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler a trilogia hoje e sinceramente meu coração ainda está disparado, minha respiração falha e meus olhos com lágrimas. É uma história forte e comovente. Envolve romance, drama, ação. Você ama e odeia os personagens. A tensão está presente durante toda a trama.
    Se tornou uma das minhas histórias favorita e compete com Harry Potter pela minha preferencia...isso é um elogio e tanto quando se leva em conta que sou fã de HP.
    Recomendado....
    Depois de "Jogos Vorazes" jamais verei o por do Sol da mesma maneira!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito de Jogos Vorazes, acho que foi uma das melhores leituras do ano, é gostoso de ler, não precisa ficar forçando a leitura nem nada do tipo. A história é muito boa, bem criativa, uma distopia bem pensada. No geral Jogos Vorazes fala sobre o futuro da sociedade, que após muitos anos o mundo como conhecemos não existe, não existe mais a America do Norte, em seu lugar fica Panem, um tipo de país, que é dividido em 12 distritos que são comandados por ela. A história é centralizada na vida de Katniss, uma jovem moradora do Distrito 12, o distrito com as piores condições de Panem, que se voluntaria no lugar da irmã para ir aos Jogos Vorazes. Os Jogos Vorazes nada mais são do que uma maneira de alertar, ou mostrar ao resto da população que mesmo depois da revolta que realizaram contra Panem, ela sempre terá o poder sobre eles, por isso nos Jogos Vorazes, eles selecionam 2 crianças/jovens, uma menina e um menino de 12 a 18 anos, que são chamados de tributos, eles são "jogados" numa arena e obrigados a lutar até a morte restando apenas um vivo, o vitorioso. Mas o livro não se trata apenas de ação, há também um romance, mas que não é o foco do livro, mas muito bem feito, entre Katniss, Gale( seu amigo do deistrito 12, caçador) e Peeta ( garoto que é sorteado para os jogos junto a ela, padeiro). Amei o livro e recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o filme no cinema porque estava tendo muito rebuliço na blogosfera, e posso dizer com segurança que adorei *--*
    Ainda não li a trilogia porque está cara demais (tinha que ser livro da Rocco mesmo ¬¬) mas assim que achar ela por um preço mais em conta ou então se eu conseguir juntar uma grande quantia em dinheiro eu vou compra-la de uma vez.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir