domingo, 15 de julho de 2012

Emma - Jane Austen



Bom dia meus leitores! Tudo bem com vocês?
Hoje eu terminei de ler mais uma obra da minha admirada Jane Austen, que é com toda certeza a minha autora preferida. Amo muito todas as suas obras e faço questão de ler todas que eu encontro. Emma foi o 4º livro dela que eu comprei e li. Já comprei mais um, então depois teremos resenha de Mansfield Park.

Emma é uma típica garota perfeita para sua época (não esqueçam que a história de passa no séc XIX), mas que diferentemente das outras nunca quis se casar, pois é tão feliz do modo como vive e juntamente com a enfermidade de seu pai ela pensa não precisar de um marido para ser mais feliz ainda. Ela mora na rica Highbury com seu pai hicondríaco, seu grande amigo Sr.Knightley está sempre lhe visitando (pode-se dizer que todo dia) e tem como sua amiga intima e confidente (uma espécie de melhor amiga) a doce Harriet Smith.
A narração começa quando sua melhor amiga e governanta Miss Taylor casa-se com o Sr.Weston e passa a mora em um povoado próximo. Emma fica bastante feliz com essa união do casal, pois foi ela mesma quem ajudou pra que tudo isso acontecesse. Com isso ela começa a acreditar que tenha habilidades casamenteiras (cupido a moda antiga?). Seus amigos não aprovam muito essa ideia dela, mas não conseguem fazer nada para que ela desista disso. E quem mais sofre nessa história toda é sua amiga (amiga?) Harriet.
Emma tem grande influência sobre Harriet e coloca muitas ideia sobre os seus pretendentes de casamento. Fazendo com que Miss Smith dispense seu verdadeiro amor por acreditar que um partido melhor como o Sr. Elton possa se interessar por ela, causando assim um grande sofrimento para a pobre menina.
Um novo jovem aparece nas proximidades, Frank Churchill, filho do Sr.Weston. Um rapaz bonito, inteligente, alegre e bem comentado por toda região. Despertando assim o interesse de Emma e até refaz ela pensar na possibilidade de querer se casar.
Muitas coisas acontecem depois da chegada de Frank e a maioria delas totalmente inesperadas. O final? A reviravolta é maior ainda, mas claro que não vou contar porque não quero acabar com a surpresa.

De todos os livros da Jane Austen que eu já li esse foi o que eu menos gostei. Por um momento eu achei a leitura um pouco cansativa, mas foi só por um segundo mesmo. E também teve a influência da protagonista da história, Emma, que eu simplesmente detestei e isso acaba afetado muito no julgamento da obra, mas ainda bem que não atrapalhou todo o meu interesse pelo livro, pois muitos outros personagens e acontecimentos compensavam essa situação. O final da história eu suspeitei logo no começo, mas com o passar da leitura eu achei que tivesse errado o final,porém no final eu vi que tinha acertado (complicou?). Espero que quem já conhece as obras de Austen leia também essa, mas se vocês nunca leu nenhum livro dela é melhor começar com as outras obras. Espero que gostem.
Nota: 5 de 5 (apesar da Emma)
bju!

"Esta sensação de apatia, de fadiga, de lentidão de raciocínio, esta falta de vontade de sentar-me e me dedicar aos trabalhos usuais, o sentimento de que tudo é tedioso e insípido em torno de mim! Devo estar amando; seria a criatura mais estranha do mundo se não estivesse...há umas poucas semanas pelo menos" - Emma Woodhouse


17 comentários:

  1. Eu tô lendo, isso depois de assistir duas adaptações que eu adorei, apesar de detestar a Romola garai (que fez a Emma na mini serie da BBC). Eu n detesto a Emma.. Acho ela burra e convncida, mas adoro a burrice convencida dela! Meu livro favotiro da Jane, entretanto, é Persuasão. NENHUM ganha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei "Emma" de presente após ter assistido a mini-série homônima da BBC, e me apaixonado completamente por ela. Acho a protagonista um pouco sem-noção, por falta de definição melhor, mas a história em si é bem bonitinha. Quanto ao livro, eu o achei um tanto quanto cansativo em certas partes. Alguns diálogos e/ou divagações eram muito longos, e às vezes redundantes ou vazios de um significado real para a história. O que mais me incomodou, no entanto, foi que a edição que li - essa daí de cima - teve um trabalho de editoração ruim. Não sei se foi essa a edição que você leu, mas observei vários erros de impressão e pontuação, e outros que não consegui identificar se foram de tradução ou simplesmente de uma edição meio relaxada. Coisas como frases desconexas ou mal elaboradas. Num geral, achei o livro regular. Gosto bastante de Jane Austen, e amo de paixão "Orgulho & Preconceito", mas, se fosse recomendar "Emma" para alguém, eu recomendaria a série, que achei fantástica e com um ótimo trabalho de adaptação.

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Então, você já leu algum livro da Jane Austen? Emma é um livro bem típico. É a história de "Emma" que deu origem ao filme "as patricinhas de beverly hills".
    Emma é uma menina rica, de uma família tradicional, do século XIX. Por ser rica, ela pode se dar ao luxo não querer casar. Quando sua dama de companhia se casa, ela precisa arrumar uma nova forma de se entreter, já que mora sozinha com o pai e seu único amigo é Mr. Knightley, irmão do marido de sua irmã. Ela então conhece uma menina, que mora em um orfanato, chamada Harriet, e por ter conseguido unir sua governanta com um senhor viúvo da cidade, resolve que irá ajudar Harriet (uma menina sem família e sem dinheiro) a conseguir um bom marido. Ela passa seu tempo ensinando a arte de ser uma "dama da sociedade" a Harriet e tenta aproxima-la de Mr. Elton, o paroco local.
    A leitura é bastante leve, romântica. Eu gostei bastante e adoro todos os livros da Jane que li.
    Emma também tem um filme com a Gwyneth Paltrow, e uma série de tv da BBC inglesa, que eu gostei mais que o filme.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não tenho muito contato com as obras de Jane Austen e isso é uma vergonha. Prometi que em 2012 leria mais clássicos, principalmente os dela, mas ainda não peguei em nenhum =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro Jane Austen e EMMA é um dos livros que mais gosto. A história têm uns suspenses interessantes e meio que não suspeitamos do que está acontecendo até determinado momento, gostei disso, mas acho que o que mais gosto é do amor do Mr Knightley por EMMA, quando ele a questiona, o faz por proteção e isso é meio óbvio, mas ela, apesar de ter toda uma visão positiva ao seu respeito, não conseguia enxergar suas qualidades...Acho interessantes alguns aspectos psicológicos das personagens, a triste história inicial, das três crianças sem os pais, como cada uma cresceu, a análise que é feita da influencia do meio, mas Jane Austen é assim, apesar de falar de amor, não é cansativa, nem repetitiva, fala de amor como era o amor real, com homens bons, mulheres interessantes, mas ninguém é perfeito, são apenas pessoas com erros e acertos...mas suas descrições são extremamente envolvente e exatas, por isso gosto tanto dela...

    ResponderExcluir
  6. O que me encanta em Emma e em todos os livros de Jane Austen é todo o contexto que a história acontece..como a história se desenrola e no final a que menos queria saber de amor é a que acaba melhor! Digamos que Emma, puro e simples é somente uma fofoqueira, mas qdo acrescentado as falas inteligentes, aos jogos de palavras, as descrições bem elaboradas, tudo se torna encantador e majestoso!! Uma fuga perfeita da realidade infeliz e sordida dos romances que são escritos na contemporaneidade e que tem o mesmo tema ..

    ResponderExcluir
  7. Resolvi ler o livro depois de ter visto o filme... Não é o gênero que mais gosto mas me interessei pela história. Jane Austen com certeza é uma das melhores romancistas que já existiram e seus livros tem muita qualidade. O mais interessante nas histórias dela é o final, que apesar de nem sempre terminar como esperado, agrada do mesmo modo.Pra quem curte um bom romance, é uma ótima opção!

    ResponderExcluir
  8. Poxa, é uma pena que você não tenha gostado tanto de Emma. Esse é um dos livros da Jane que eu ainda não li, então estava bem curiosa a respeito, já que ela foi uma autora de primeira.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Eu também tive o mesmo problema com Emma, não consegui simpatizar com a protagonista, o que acabou fazendo gostar um pouco menos da história, mas fora isso um típico livro da Jane Austen, se fosse contado pelo olhar de outro personagem acho que o resultado teria sido melhor.

    ResponderExcluir
  10. Amo Jane Austen. li Emma um dia desses e também achei meio cansativo, mas não perde o encanto da literatura de Austen.
    O primeiro livro que eu li dela foi Orgulho e Preconceito, e desde então tô lendo todos os livros que acho dela.
    Achei esse site muito legal: http://www.janeausten.co.uk/
    Enfim, seu blog é muito bom, tá de parabéns (;

    ResponderExcluir
  11. É vergonhoso dizer que ainda não conheço a autora... =/ Mas agora fiquei encorajada a ler suas obras.

    Ah, se esse foi o livro que você menos gostou da Jane Austen, que dirá dos anteriores?

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Olà Raissa,
    Na minha opinião, "Emma" é um dos livros mais bem escritos da autora. A personalidade da personagem e mesmo os personagens secundários são muito bem contruídos, assim como a história, um leve e bem humorado retrato da sociedade elitista da época. Espero que goste também!
    Abraços!

    PS. Vale a pena assistir também ao filme com a Gwyneth Paltow como Emma.

    ResponderExcluir
  13. Hey
    Vishe!
    Só tive contato com a Jane na faculdade haha
    E só li partes de Orgulho e Preconceito
    Mas tenho curiosidade para conhecer outras obras dela.!

    beijos e bom final de semana
    Temos promoções novas no ar, se quiser participar..
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Oi, não sei se você lembra mas me deixou um recadinho no skoob perguntando minha opinião sobre o livro. Bem, sou meio suspeita pra falar porque sou apaixonada pela Jane Austen haha Eu gostei bastante do livro e qualquer pessoa que goste de um romance leve e literatura de época também vai gostar. Apesar de ser considerado um dos melhores livros da autora, dos que eu li dela (e já foram 3) foi o que eu menos gostei. Mas é uma leitura muito interessante, recomendo.

    ResponderExcluir
  15. eu vejo Emma como uma obra feminina e feminista de Jane Austen, é uma personagem muito detalhada, descrita como uma mulher inteligente e com liberdade (características nada habituais para a época).
    Com o habitual detalhismo típico da autora, é possível entender um pouco da sociedade da época, e aproveitar uma boa estória ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  16. O livro em si é bem detalhado e ótimo para aqueles que gostam de narrativas que mostram as coisas típicas daquele tempo (eu!), então, querendo ou não, só por esse fato já gostei do livro. Achei a Emma um tanto esnobe e observadora demais, é dá pra perceber que os tantos embaraços pelos quais ela passa ao longo da narrativa são frutos disso. As personagens são marcantes, como nos outros tantos livros da autora. Mesmo assim, como li em outros comentários, também esperava mais do livro, talvez por ler obras melhores da Jane Austen e ver que ela é capaz de ideias melhores, porque chega numa parte do livro que fica ele monótono, nada demais acontece.

    Afinal, quando Jane criou Emma e disse "Criarei uma heroína que ninguém mais vai gostar além de mim!", do meu ponto de vista, ela estava certa.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com vc, Raíssa, não é dos melhores livro da Jane, acho até romanesco demais. De qualquer forma pra quem gosta da autora, não dá pra ficar sem ler esse também.

    ResponderExcluir