quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Intocáveis


Oi gente! Tudo bom?
Sabe quando você vai assistir um filme sem saber de nada do que ele se trata, quem são os atores e diretores, sem saber o assunto, sem ter visto o trailer e sem nem saber que ele existia?!. Nadinha mesmo. Pois é, esse foi o caso. Mas graças a toda essa falta de informação e expectativa e a insistência da minha amiga que eu assistisse com ela eu tive a chance de conhecer esse belo filme.

O filme começa mostrando um pouco da situação de Driss, morando numa casa simples, com poucas condições financeiras e muitas bocas para alimentar com o pouco salário de sua mãe (que nem é sua mãe). Certo dia ele vai a entrevista de emprego para ser cuidador de um rico senhor tetraplégico, porém seu interesse não é no emprego e sim que eles assinem um documento atestando que ele é desempregado para que continue recebendo o "vale-desemprego". Com todo o seu jeito natural de ser Driss acaba conquistando Philippe, o senhor tetraplégico, que o contrata para um teste durante um mês, apesar de Driss não ter nenhuma noção de como cuidar de um homem nas condições de saúde de Philippe. Uma das característica que Philippe mais gosta em Driss é a sua falta de piedade, sua banalidade com aquela triste situação de seu patrão que não tem nenhum movimento no corpo do pescoço para baixo. Diferente de todas as outras pessoas que têm muita pena dele naquele estado e têm medo por seu grande poder econômico.
Uma amizade muito além do trabalho surge entre esses dois homens de mundos completamente diferentes. Um tem muito a aprender com o outro. São aprendizados que vão desde música e arte até experiências de vida boas e ruins.
Driss se adapta muito bem com a sua nova vida entre os ricos e apenas com coisas boas e de qualidade e Philippe passa a ter uma nova perspectiva de vida.

Esse é o primeiro filme em francês que eu vejo no cinema, pois onde moro (Fortaleza) filmes assim passam em apenas um shopping da cidade, durante um dia, a noite, em horários péssimos, sem muitas opções de sessões. Esse foi o primeiro que eu vi que chegou como um filme normal, talvez tenha sido pela sua grande aceitação. Só vi bons comentários e o meu é um desses, pois foi um filme que eu adorei ter assistido. Uma ótima dica para qualquer dia e momento. Adorei toda a beleza do filme. Os ensinamentos, o humor refinado, os diálogos... Não penso em nada que possa ser acrescido ou mudado. E para completar o filme ainda é baseado em fatos reais. É lindo quando eles mostram os verdadeiros personagens dessa história. Espero que gostem. Quem já assistiu o que achou?
Nota: 5 de 5
Ano: 2012
Censura: 14 anos
bju!


3 comentários:

  1. nossa.. minha amiga falou desse filme hoje.. ela disse que é baseado no livro 'você mudou a minha vida' de abdel sellou.. da editora record.. você sabia?

    um abraço :)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver o comercial dele na tevê, acredita? Esse filme parece mesmo perfeito! O trailer ficou show, nossa... E eu estudo francês, então amo assistir a filmes em francês - embora eles falem super-rápido. o.O

    Amei, ótima dica! ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Ah estou doida pra assistir esse filme e ler o livro.
    Não sei qual farei primeiro
    História parece ser bem bonita

    Tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir